Copa Libertadores de 2017 tem todos os times definidos; veja quem são

Foram definidos todos os times que disputarão a Copa #Libertadores de 2017. Ao todo, 47 equipes estão na disputa da mais importante competição da América do Sul, sendo a edição com mais times na história. Para a próxima temporada a Conmebol anunciou mudanças na fórmula de disputa, que agora possui três fases preliminares antes da fase de grupos. Além disso, a competição será disputada durante o ano todo, indo do início de fevereiro até o final de novembro, o que inviabilizou a participação dos times mexicanos, presentes na competição desde 1998.

O Brasil é o país com mais representantes, oito no total, sendo seis na fase de grupos e dois na segunda fase. A Argentina terá seis equipes, seguida da Colômbia, com cinco. Os demais países terão quatro clubes cada.

Pré-Libertadores

A primeira fase eliminatória da Copa Libertadores será composta por seis times, um de cada país menor ranqueado na Conmebol. Os duelos serão em ida e volta e os três classificados avançam.

Na segunda fase eliminatória, entram equipes de todos os países, menores classificados em suas competições domésticas, além dos três vencedores da rodada anterior, totalizando 16.

Para finalizar a fase preliminar, todos os classificados se enfrentam em mata-mata, com o vencedor classificando-se para a fase de grupos, que tem início em abril.

Fase de grupos

Na fase de grupos o formato pouco mudou. As quatro equipes dos oito grupos jogam em ida e volta e os dois melhores avançam às oitavas-de-final. A novidade é que o terceiro colocado será deslocado para a Copa Sul-Americana, em formato parecido ao que acontece na Champions e Europa League.

O sorteio para a definição dos confrontos nas fases preliminares e de grupos acontece no próximo dia 21 de dezembro, no Centro de Convenções da Conmebol, em Luque, no Paraguai.

Classificados para a Libertadores

Brasil (8): Chapecoense, Palmeiras, Grêmio, Santos, Flamengo, Atlético Mineiro, Botafogo e Atlético Paranaense.

Argentina (6): Lanús, San Lorenzo, Estudiantes, Godoy Cruz, River Plate e Atlético Tucumán.

Colômbia (5): Atlético Nacional, Independiente Medellín, Santa Fe, Millonarios e Junior de Barranquilla.

Chile (4): Universidad Católica, Deportes Iquique, Colo-Colo e Unión Española.

Uruguai (4): Peñarol, Nacional, Cerro e Montevideo Wanderers.

Peru (4): Sporting Cristal, Melgar, Universitario e Deportivo Municipal.

Equador (4): Barcelona, Emelec, El Nacional e Independiente del Valle.

Paraguai (4): Guaraní, Libertad, Olimpia e Deportivo Capiatá.

Venezuela (4): Zamora, Zulia, Carabobo e Deportivo Táchira.

Bolívia (4): Sport Boys, Jorge Wilstermann, The Strongest e Universitario de Sucre.

Distribuição das vagas por fase

Primeira fase eliminatória: Montevideo Wanderers-URU, Deportivo Municipal-PER, Independiente del Valle-ECU, Deportivo Capiatá-PAR, Deportivo Táchira-VEN e Universitario de Sucre-BOL.

Segunda fase eliminatória: Botafogo-BRA, Atlético Paranaense-BRA, Millonarios-COL, Junior de Barranquilla-COL, Atlético Tucumán-ARG, Cerro-URU, Universitario-PER, El Nacional-ECU, Olimpia-PAR, Carabobo-VEN, The Strongest-BOL, além dos três vencedores da fase anterior.

Terceira fase eliminatória: oito vencedores da fase anterior.

Fase de grupos: Chapecoense-BRA, Palmeiras-BRA, Grêmio-BRA, Santos-BRA, Flamengo-BRA, Atlético Mineiro-BRA, Lanús-ARG, San Lorenzo-ARG, Estudiantes-ARG, Godoy Cruz-ARG, River Plate-ARG, Atlético Nacional-COL, Independiente Medellín-COL, Santa Fe-COL, Universidad Católica-CHI, Deportes Iquique-CHI, Peñarol-URU, Nacional-URU, Sporting Cristal-PER, Melgar-PER, Barcelona-ECU, Emelec-ECU, Libertad-PAR, Guaraní-PAR, Zamora-VEN, Zulia-VEN, Sport Boys-BOL, Jorge Wilstermann-BOL, além dos quatro vencedores da fase anterior.

Fonte: BlastingNews