Eventos que marcam

Dom LucenaA beleza contagiante da abertura dos jogos da XXXI Olimpíada – Rio 2016, de 05 a 21 de agosto – eleva, e muito, a autoestima do povo brasileiro. É possível espelhar-se nos atletas que, diante das metas, reconhecem a tarefa exigente da disciplina, esforço e muito trabalho. Uma construção norteada especialmente pelo sentido de lealdade e o compromisso de se representar uma nação. Assim, visualiza-se na medalha em disputa o sentido do bem maior, a estima e a alegria, capazes de impulsionar a vida de um povo.

Em sua mensagem ao povo brasileiro por ocasião das Olimpíadas, o Papa Francisco expressou: “Diante de um mundo que está sedento de paz, tolerância e reconciliação, faço votos de que o espírito dos Jogos Olímpicos possa inspirar a todos, participantes e espectadores, a realização de uma civilização onde reine a solidariedade, fundada no reconhecimento de que todos somos membros de uma única família humana, independentemente das diferenças de cultura, cor da pele ou religião”.

A Semana da Família, de 14 a 21 de agosto, realiza-se como uma ocasião para a vivência da Misericórdia de Deus na Família como Dom e Missão. Homens e Mulheres criados por um Pai misericordioso. Um olhar para as famílias que permanecem fiéis aos ensinamentos do Evangelho, agradecendo-lhes pelo testemunho que dão e encorajando-as na caminhada. Graças às famílias, torna-se visível a beleza do matrimônio. É na família que se aprende a dedicação e a alegria no trabalho, o amor fraterno, o perdão generoso e sempre renovado, e, sobretudo, na partilha sincera, pela oração e pelo oferecimento da própria vida.

A realização do 17º Congresso Eucarístico Nacional, de 15 a 21 de agosto, em Belém (PA), tornando-a a capital do “Pão da Vida” para toda a Amazônia e o Brasil inteiro, que se une ao redor do Pão da Eucaristia, através das muitas transmissões midiáticas que dali partem para todas as direções. Jesus Cristo é o centro da vida da Igreja e do cristão. A Eucaristia é o Sacramento de Jesus Cristo, que reúne seus discípulos e os instrui com sua palavra, nutre-os com seu corpo e sangue e os envia em missão, para que testemunhem a força do Evangelho na sua vida diária. É o Sacramento do sacrifício de Jesus sobre a cruz, onde ele foi “carne entregue” pela vida do mundo e “sangue derramado” para o perdão dos pecados.

Por último, em todo o País, aproximam-se as eleições, ocasião especial para se exercitar a cidadania com a escolha daqueles que nos representarão nos poderes Executivo e Legislativo. Vive-se, no ponto de vista político-social, um tempo desafiador. A política, no conjunto da nação brasileira, marcada pelo descrédito, exige mais uma vez nossa participação com o compromisso do voto consciente, coerente e consequente, o que colaborará para um novo começo, com renovada esperança e coragem na construção de uma sociedade onde todos vivam com dignidade e igualdade de oportunidades.

Que os legados destes eventos abram nossos corações para alcançarmos um mundo novo e justo que muda a vida das pessoas e, consequentemente, o rumo da sociedade.

Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena é bispo e administrador da Diocese de Guarabira.