Governo

DOMINGO, 25 DE FEVEREIRO DE 2018 | |

Princesa Isabel, PB

Portal Nordeste1 no FacebookPortal Nordeste1 no TwitterPortal Nordeste1 no Google PlusFale conosco
Publicado em 05/02/2018 às 09:45:28

Homenagem ao ator Caiçarense Rafael de Carvalho acontece no próximo dia 24

2738_digitalizar0009.jpg

Há exatos cem anos nascia um dos grandes (e injustiçados) nomes da cultura paraibana, o ator, poeta e cantor Rafael de Carvalho (1918-1981). Após viver a infância e adolescência na zona rural de Caiçara, foi servir ao exército em Recife, de onde foi incentivado a mostrar seu talento na Bahia. Após uma década em Salvador, onde teve seu talento reconhecido, partiu para o Rio de Janeiro, para o sucesso.

Rafael atuou em 35 (trinta e cinco) filmes, entre eles Macunaíma, Eles não usam Blach-tie, Fogo Morto, Terra em Transe, O Homem nú, O Homem que virou Suco, O Pica-pau Amarelo e O Trapalhão na Ilha doTesouro. Participou de vários programas de humor como Coral dos Bigodudos, Chico City e Balança, mas não cai. Tornou-se conhecido nacionalmente pela atuação nas novelas da Globo: O Bem-Amado (1973), Gabriela (1975) e Saramandaia (1976), além de duas novelas da Bandeirantes: Cavalo Amarelo e Rosa Baiana.

Como cantor, gravou sete discos e compos para artistas da Era do Rádio. 

Teve seu talento poético reconhecido na Bahia ao vencer o concurso de poemas da Academia Baiana de Letras no centenário de Castro Alves. Escreveu três livros de poesias e mais de vinte cordéis. Chegou a presidir associação nacional de cordelistas.

O caiçarense era um grande defensor da cultural popular e militante político, tendo sido inclusive preso pela Ditadura Militar.

Mesmo com toda essa trajetória, Rafael ainda é quase um anônimo na cultura paraibana e para corrigir essa injustiça desde 2010 o pesquisador Jocelino Tomaz vem buscando informações e reunindo acervo do artista. À frente do Grupo Atitude, já realizou exposições, mostras de cinema, etc. Mary Neubauer viúva de Rafael e também atriz, já veio junto com suas filhas participar de eventos em Caiçara e deixar com o pesquisador o legado do artista. 

Em parceria com o departamento de cultura da Prefeitura de Caiçara, o Grupo Atitude abrirá as homenagens ao ator no próximo dia 24 com o "Tributo ao Multiartista Rafael de Carvalho", na ocasião se dará o lançamento da 2ª edição do cordel "Rafael de Carvalho, O Multiartista Caiçarense", de Bartolomeu Xavier; será exibido o documentário "Rafael de Carvalho, um Multiartista Sonhador", de Layse Julyanne; e haverá sarau com membros da Academia de Cordel do Vale do Paraíba. 

Redação NE1 com Assessoria e Edu Figueiredo

Deixe seu comentário