Águas do rio São Francisco começam a encher o açude de Boqueirão

Por Eduardo Figueiredo 20/04/2017 - 07:38 hs

 As águas do rio São Francisco, encontraram o espelho d´água do reservatório Epitácio Pessoa, em Boqueirão. Agora o nível do açude começa a subir e cria as condições para que o racionamento na região metropolitana de Campina Grande seja reduzido.

Mais de 700 mil pessoas na segunda maior cidade da Paraíba e em mais 17 municípios da região serão beneficiadas. O fornecimento e o tratamento são de responsabilidade do governo do estado, que prevê que, em aproximadamente dois meses, a população passe a ter água nas torneiras regularmente.

Isso vai acontecer quando o nível do açude superar 8% de capacidade – hoje está em 2,9%. A primeira cidade na Paraíba que contou com a água do São Francisco foi Monteiro (PB), com a entrega do Eixo Leste em 10 de março. A sócia de um salão de beleza no município, Rose Oliveira, já sentiu a diferença na torneira da sua casa.

 “A água era salobra. Mas a qualidade é totalmente diferente. Você sente o gosto, dá pra você tomar um banho e colocar ela na boca. É prazeroso tudo o que você faz com a água da transposição”.

Antes de chegar ao reservatório Epitácio Pessoa, mais de 300 quilômetros foram percorridos pela água do Velho Chico, entre a captação, canais, estações de bombeamento e o curso do rio Paraíba.