‘Os fortes usam ideias’: família de Guarabira emoldura pichação em parede e transforma em arte

“Os fracos usam armas e os fortes usam idéias”, a frase de Augusto Cury, estampa a residência da família Diogo, no Centro de Guarabira. Pichada, a escrita passou de depredação à arte por meio do destaque especial que ganhou na parede da casa.

A transformação foi feita pelo patriarca da família João Enóbio de Lima, que fez questão de preservar a frase na frente da casa.

“De início a gente achou uma coisa meio estranha, só que dentro dessa pichação tem uma frase muito interessante, muito importante, para que quem passar aqui ler e ver que isso tem sentido, então achamos por bem deixar a frase, meus filhos, minha nora me pediu pra deixar e conseguimos melhorar um pouco”, disse Lima.

E a ideia contou com o total apoio da família.

“Achei uma surpresa, achei interessante, porque ele retocou a parede e fez uma espécie de uma moldura e eu disse que ficou lindo, ele deu uma lição”, declarou a filha Rosana Diogo de Lima, coordenadora do Colégio da Luz.

E a esposa também aprovou. “Normalmente quando quando as pessoas colocam pichações, as vezes são desagradáveis, essa porém foi uma frase de efeito que nós gostamos dela, e esta aí a frase emoldurada, e dizendo a todo mundo que o bom é ser forte, que o bom é ter ideias, o bom é não prejudicar ninguém”, disse Dona Detinha Diogo, diretora do Colégio da Luz.

Rosana lembrou que a família não é a favor do vandalismo, mas que preservaram a frase simplesmente por gostar da mensagem.

“O fato de se pichar um muro, eu não considero uma coisa legal, dependendo de como você faz, onde você faz eu não considero nem arte, mas a frase é tão forte e atitude dele ao preservar foi uma resposta ainda maior e reforçou o que a frase dizia”, explicou.

Dona Detinha adiantou que a moldura deve ser decorada em breve com flores.

“E agora ela vai ficar, minha neta disse que vai botar umas florzinhas para ficar emoldurada e o restante achou bonito, ninguém mais quis retirar”, disse.