SÃO PEDRO DE CAIÇARA HOMENAGEARÁ JACKSON DO PANDEIRO

198

SÃO PEDRO DE CAIÇARA HOMENAGEARÁ JACKSON DO PANDEIRO COM LANÇAMENTO DE LIVRETO, CONCURSO DE TRIOS, EXPOSIÇÃO E ATRAÇÃO “JACKSORIANA”

Evento na PBTUR, João Pessoa

A 30ª edição do São Pedro de Caiçara se realizará nos próximos dias 28 e 29 e o tema será “São Pedro de Caiçara exalta Jackson do Pandeiro no seu Centenário”. No dia 28 haverá o lançamento de um livreto (10 páginas), de autoria de Jocelino Tomaz de Lima, fã e pesquisador da vida e da obra do “Rei do Ritmo”; exposição “Jackson com Atitude”, com itens relativos ao homenageado; 9º Concurso de Trios Pé-de-Serra, constando no regulamento que os trios deverão ter nos seus repertórios de uma a três músicas de Jackson; e as atrações da noite serão “Forró de Mala e Cuia” e “Os Filhos de Jackson”, trio de Alagoa Grande, terra natal do homenageado. No segundo dia da festa as atrações serão Forró de Cabo a Rabo, Henry Freitas e Brasas do Forró. Toda a decoração da festa estará voltada para a homenagem. O evento se dará na quadra de esportes “Everaldo Costa”, nas noites dos dois dias, a partir das 21h, e também contará com apresentação de quadrilhas.

O lançamento do livreto “100 Fatos dos 100 Anos de Jackson do Pandeiro”, publicado com apoio das prefeituras de Caiçara e Logradouro, é mais uma ação do autor, junto com o Grupo Atitude, ONG que há 14 anos desenvolve voluntariamente projetos educacionais e culturais em Caiçara-PB. Nesse ano Jocelino dispôs de seu acervo e junto com o Grupo tem realizado palestras e exposições, que já se deram em Caiçara, Logradouro, Passa e Fica (RN), João Pessoa, e tem convites para Guarabira, Solânea, Dona Inês e Borborema. O livreto foi fruto de uma pesquisa que elencou fatos relevantes da biografia de Jackson, destaques da sua discografia, curiosidades, fatos posteriores a sua morte (homenagens, monumentos, regravações, etc.) até chegarmos a esse “Ano Cultural Jackson do Pandeiro”, poderá ser adquirida por um valor simbólico (R$ 3,00) que será em sua maior parte convertido para os projetos do Grupo Atitude. O livreto também pode ser adquirido pelo nº 99175-6171.

A exposição “Jackson com Atitude” contêm cinco LPs, três discos de 78 RPM (inclusive a maior das relíquias, o 1º disco, de 1953, com “Sebastiana” e “Forró em Limoeiro”); 10 cordéis sobre Jackson, mais uma antologia de cordéis lançada recentemente; livros; revistas; plaquete; quatro filmes (dos nove que ele participou e que também são raros); materiais peculiares como a sua biografia apresentada como uma radionovela e em quadrinhos; além de CDs e jornais.

Nordeste1