[vídeo] Conheça o processo de produção de malhas e roupas na Raicon, em Guarabira

Captura de tela 2015-08-04 15.52.05
A Raicon fabrica 16 toneladas de tecido por mês. (Foto: Reprodução / TV Nordeste1)

O processo de produção de tecidos, chamado tecelagem é um trabalho minucioso, um a um os fios se entrelaçam formando as malhas que mais tarde serão utilizadas na confecção de roupas.

Todo esse processo, na Raicon (Rafael Indústria de Confecções) com sede em Guarabira, é totalmente automatizado e as máquinas não param de produzir.

Somente uma das máquinas produz 200 quilos de malha por dia, o equivalente a 10 rolos de tecido. Todo o parque industrial produz 800 quilos que equivale a 16 toneladas por mês.

Raicon (joab Freire) (1)
Segundo o gerente de produção a malha sai crua para o tinjimento e retorna para Fábrica. (Foto: Reprodução / TV Nordeste1)

Após o processo de tecelagem os rolos de malha passam por uma lavagem e tingimento, esta etapa acontece em outra empresa, como explica o gerente de produção Edmundo Lucena.

“Depois dessa malha pronta, ela sai uma malha crua para tingimento, que será feito noutra empresa e a lavagem, a tinturaria sai para qualquer cor”, explico o gerente.

Após o processo de tingimento a malha retorna e passa pelo corte. Só assim estará pronta para próxima etapa: a costura.

E o produto toma forma, na Raicon são fabricados produtos de confecções para todo o Brasil de diversas empresas e órgãos.

Raicon (joab Freire) (2)
A costureira Maria Rozendo trabalha na Raicon a mais de 20 anos. (Foto: Reprodução / TV Nordeste1)

A costureira Maria Rozendo, que trabalha na empresa a mais de 20 anos, ajuda no processo de produção do uniforme da companhia municipal de limpeza urbana, a Comlurb, do Rio de Janeiro, a maior organização de limpeza pública da América Latina, e se sente muito feliz por isso.

“Me sinto muito bem, me sinto realizada, porque é uma coisa ideal que é a limpeza de lá, é uma coisa que a gente se sente muito bem”, revelou a costureira.

Outras grandes empresas também acreditam na qualidade da produção da Raicon. Como Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa) e as Forças Armadas.

A Raicon também produz moda, do social ao esporte fino, produtos que são conhecidos em todo o Brasil pela qualidade.

Raicon (joab Freire) (3)
A Raicon também produz moda. (Foto: Reprodução / TV Nordeste1)