Fim da novela: Corinthians regulariza e anuncia António Oliveira, novo treinador estreia no domingo

Após pagar multa ao Cuiabá e fazer acordo com Mano, Corinthians consegue registrar António Oliveira no BID no último minuto desta sexta

António Oliveira é treinador do Corinthians. Depois de mais uma semana conturbada, o Timão conseguiu se acertar com um novo comandante e correu contra o tempo para garantir que o técnico já estivesse no banco de reservas da Neo Química Arena no próximo domingo (11), diante da Portuguesa, pela 7ª rodada do Campeonato Paulista.

O prazo para regularizar o profissional no Boletim Informativo Diário (BID), da CBF, era até às 19h (horário de Brasília), desta sexta-feira (09), e foi no apagar das luzes que o Corinthians conseguiu, com apenas quatro segundos faltando para o limite. Caso isso não tivesse sido possível, o Timão precisaria esperar até o fim do feriado de carnaval para enviar a documentação, e teria no banco de reservas o auxiliar técnico Bruno Lazaroni, que também estava no Cuiabá.

Segundo o anúncio oficial do clube, António participou dos treinos da manhã no CT Dr. Joaquim Grava, e assinou um contrato válido por uma temporada – até o fim de 2024 – com uma cláusula de renovação automática por mais um ano conforme o desempenho dele a frente do time:

 

Demorou, mas o Corinthians aparou arestas da rescisão de Mano Menezes

Outro problema que impedia António Oliveria de estrear eram as negociações entre Corinthians e Mano Menezes, resolvidas já no início da noite de hoje. O ex-treinador exigia garantias jurídicas de que receberia os valores referentes a sua multa contratual, que giram em cerca de 10 milhões, mais os salários até o fim de 2024.

Na manhã desta sexta-feira (9), o presidente Augusto Melo disse em entrevista à ESPN que os advogados do clube estavam a frente das trativas. Mais cedo, a reportagem da Trivela apurou que o diretor-adjunto de futebol do Timão, Fernando Alba, comandou as conversas por já ter trabalhado com a equipe que gere a carreira do treinador.

Apesar da torcida pegar no pé do treinador por não aceitar resolver de forma rápida sua rescisão, Mano Menezes e seu staff não foram tão errados assim, principalmente por conhecerem muito bem como funciona o clube e todas as dívidas e cobranças que o Timão tem sofrido e ainda pode sofrer.

O pedido de garantia foi em cima de recebimentos futuros do time, como vendas de jogadores, patrocínios, cotas de direito de transmissão e valores por conquistas e classificações nos campeonatos disputados.

Corinthians resolveu a tempo primeiro empecilho para regularizar treinador

O Corinthians resolveu um dos três empecilhos para o anúncio oficial que era o pagamento da multa ao Cuiabá após o presidente do Dourado chegar a dizer que o clube paulista havia agido com desrespeito ao não procurá-los antes de fechar com António, e que até então não havia recebido nenhum valor referente a multa contratual do técnico. Porém, na tarde desta sexta-feira (9), a diretoria do Cuiabá soltou uma nota oficializando a saída do treinador e o pagamento do valor:

 

 

Como fica a nova comissão técnica do Corinthians sob o comando de António Oliveira

Com António Oliveira, chegam ao Corinthians mais quatro profissionais da sua comissão, que estarão com o treinador durante sua passagem pelo clube do Parque São Jorge. Os profissionais são os mesmos que estavam no Coritiba e Cuiabá no período em que o técnico comandava os times. São eles:

  • Antonio Oliveira – Técnico
  • Bruno Lazaroni – Auxiliar
  • Bernardo Franco – Auxiliar
  • Diego Favarin – Auxiliar
  • Felipe Zilio – Analista de desempenho

Por Trivela