Gustavo Gómez ficará fora do Palmeiras por tempo indeterminado, mas números mostram Naves pronto

Zagueiro revelado na base do Palmeiras vem mostrando atuações sólidas e números superiores aos dos veteranos do elenco

No critério de liderança e imposição perante os adversários, a ausência de Gustavo Gómez terá um peso inestimável para o Palmeiras. Com uma fratura no pé esquerdo, após carrinho de Romero no Dérbi de domingo (18), pelo Campeonato Paulista, o capitão não tem data para voltar a campo.

Mas, do ponto de vista prático, o Palmeiras tem hoje um substituto pronto para entrar em campo, de acordo com o que dizem os números, bem como as sólidas atuações que Kaiky Naves vem tendo.

É claro que os números são frios, cada jogo tem uma história e o futebol vai além dos índices e estatísticas. Mas as marcas de Naves até agora são excelentes.

O zagueiro de 21 anos, que também é volante, entrou em campo aos 14 do 1º tempo no Dérbi e foi um dos destaques positivos da equipe no setor defensivo.

Números excelentes

De acordo com números do Sofascore, Naves foi driblado uma única vez no jogo, afastou quatro bolas, fez quatro desarmes e uma interceptação – a que terminaria resultando no gol de Endrick.

Naves ganhou ainda cinco dos nove duelos no um contra um que teve no jogo. E ainda acertou quatro lançamentos dos seis que tentou ao longo da partida. Também perdeu a posse de bola seis vezes e cometeu duas faltas.

Os números de Naves foram bem superiores aos de Murilo, por exemplo, que fez apenas um desarme e um afastamento de bola. O camisa 26 também ganhou apenas um dos sete duelos em que esteve envolvido e acertou um lançamento de de dois tentados – além de perder a posse de bola nove vezes e cometer quatro faltas.

No esquema com três zagueiros, Naves tem desempenho comparável ao de Luan e muito superior ao de Gómez na fase de construção, jogando centralizado. Seus passes são mais precisos e certeiros. Reflexo de seu passado como volante, posição em que também sabe jogar.

Naves, durante confronto do Palmeiras com o Bragantino, pelo Paulista de 2024 (Foto: Cesar Greco/ Palmeiras/ By Canon)

Destaque na temporada

De acordo com o Footstats, Naves também é destaque ao longo de 2024. Com apenas três jogos de amostragem, tem duas interceptações. Moreno tem seis, mas em 8 jogos. Gómez, em seis jogos, não conseguiu nenhuma interceptação.

Seu índice de desarmes também é muito alto, com sete nos mesmos três jogos. O número é igual ao de Luan (6 jogos) e superior aos de Rocha (6), Gómez (5) e Murilo (1). Naves só perde no quesito para Moreno (12) e Ríos (13).

Para além dos números, fora a antecipação no Dérbi, Naves está marcado por outro passe importante neste Paulistão. Na vitória por 1 a 0 sobre o Red Bull Bragantino, foi dele a enfiada perfeita para Garcia cruzar na cabeça de Flaco López, que fez o gol decisivo.

No Verdão desde 2017, já ficou 18 meses sem jogar

No Palmeiras desde 2017, Naves é uma das grandes revelações defensivas do Palmeiras. Pela base do clube, conquistou Copa São Paulo, Mundial de Clubes Sub-17, Copa do Brasil Sub-17 e Sub-20 e Supercopa Sub-17, entre outros.

Ex-atleta do futsal do Santos, clube da cidade em que nasceu, Naves chegou ao Palmeiras da Portuguesa Santista. Ele já tem 21 jogos como profissional, grupo ao qual foi integrado em 2022, subindo de status em 23, após a venda de Kuscevic para o Coritiba.

Embora muito jovem, Naves já teve um longo período de afastamento do futebol. Entre janeiro de 2020 e junho de 2021, ficou sem atuar por 18 meses, tanto por conta da pandemia quanto em decorrência de uma grave lesão no joelho direito.

Sua estreia pelo time profissional do Palmeiras aconteceu diante do Athletico-PR, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2021.

Por Trivela