Com metade dos jogos do último ano, Payet já tem números melhores pelo Vasco em 2024

Com apenas oito jogos pelo Vasco em 2024, Payet já apresenta melhor desempenho e números do que no segundo semestres de 2023 e mostra que pode ser o protagonista do time na temporada

O Vasco já contratou oito jogadores e investiu mais de R$ 100 milhões na atual janela de transferências. Mas, até o momento, o melhor “reforço” do clube neste começo de temporada é o “novo” Payet. Melhor fisicamente e cada vez mais adaptado ao futebol brasileiro, o meio-campista tem sido um dos grandes destaques do Cruz-Maltino neste início de 2024 e, com bons números, já mostrou que pode ser o protagonista do time ao longo do ano, como foi na goleada contra a Portuguesa, no último domingo, pelo Campeonato Carioca.

Mesmo com uma chegada “devagar” em 2023, vindo de um período longo sem atuar e sem ritmo de jogo, Payet foi importante no returno do Campeonato Brasileiro e na luta contra o rebaixamento. Agora, com a pré-temporada e melhor preparado fisicamente, o francês já apresenta, na metade dos jogos em comparação com o último ano, números melhores do que em 2023.

Na última temporada, Payet disputou 17 jogos com a camisa do Vasco, marcou um gol e deu duas assistências. Agora, neste começo de 2024, já foram os mesmos dois gols, mas com quatro assistências. E isso em oito partidas com a camisa do Vasco. Além dos números, o francês também tem sido mais participativo e decisivo para o time. Nas últimas partidas, por exemplo, além dos gols e assistências, também participou de jogadores que terminaram em gols contra Portuguesa e contra o Volta Redonda, que acabaram não sendo assistências, mas foram decisivas nos lances.

É claro que é importante ressaltar que, no Campeonato Carioca, o Vasco de Payet tem enfrentado adversários menos qualificados do que enfrentou no último Campeonato Brasileiro e o clube não vive a pressão da luta contra o rebaixamento. Mas isso pode ajudar Payet a ganhar ainda mais ritmo de jogo, além de entrosamento com o time e confiança para liderar e ser protagonista do Vasco em 2024.

Payet já tem, em 2024, o dobro de assistências que conseguiu no segundo semestre de 2023 (Foto: Icon Sport)

Tempo em campo mostra melhora física de Payet

A diferença na forma física de Payet é visível. Desde a sua chegada ao Rio de Janeiro, em agosto de 2023, e o começo desta temporada, o francês perdeu oito quilos. Mesmo depois do período de férias, o camisa 10 se apresentou em boa forma física e, é claro, isso tem contribuído para um melhor desempenho em 2024.

Essa melhora física fica clara no número de minutos em campo. Apesar de ter metade dos jogos de 2023, Payet tem uma quantidade minutos por jogo muito maior na atual temporada. No último ano, o francês teve 798 minutos em campo pelo Vasco. Em 2024 já foram 611. Uma média de 76,3 minutos em campo por jogo, contra 46,9 do último ano.

Além disso, na atual temporada, Payet já fez três jogos completos. Ou seja, começou como titular e não foi substituído. No último Campeonato Brasileiro, isso só ocorreu uma vez, na derrota para o Corinthians, em São Januário, na reta final do Brasileirão.

 

Depois da ótima atuação contra a Portuguesa, no último domingo, quando Payet fez um gol, deu duas assistências e participou da jogada de outro gol, o francês foi, como de costume, elogiado pelo auxiliar técnico Emiliano Diaz.

— Dimi (Payet) é um jogador fundamental. Ele que maneja o tempo e as pausas do time. Hoje, fez uma grande partida. Parabéns para ele e o grupo – afirmou Emiliano Diaz.

Payet, inclusive, era dúvida para esta partida no começo da semana. O francês vinha de um período afastado por um quadro gripal, inclusive desfalcando a equipe na estreia pela Copa do Brasil, contra o Marcílio Dias, mas se recuperou poucos dias antes do jogo contra a Portuguesa e já voltou como titular. Depois da partida, ele agradeceu ao Departamento Médico do clube.

— Gostaria de agradecer imensamente a toda a equipe técnica e médica, bem como aos preparadores físicos, que cuidaram muito bem de mim durante toda a semana para que eu pudesse me recuperar e disputar essa importante partida. Obrigado também a todos por todas as mensagens e pelo carinho de ontem (domingo) à noite no nosso caldeirão — publicou Payet no Instagram.

Números de Payet em 2024 x 2023

2023

  • Jogos: 17 (7 como titular)
  • Minutos em campo: 798 (46,9 por jogo)
  • Jogos completos: 1
  • Gols: 2
  • Assistências: 1
  • Finalizações por jogo: 0,6
  • Passes-chave por jogo: 1

2024

  • Jogos: 8 (6 como titular)
  • Minutos em campo: 611 (76,3 por jogo)
  • Jogos completos: 3
  • Gols: 2
  • Assistências: 4
  • Finalizações por jogo: 2,6
  • Passes-chave por jogo: 2,6

Por Trivela