China: voo atrasa mais de quatro horas após passageiro jogar moedas no motor

Incidentes semelhantes já aconteceram em outras viagens no país; ato seria forma de pedir por voo seguro

Um voo na China atrasou mais de quatro horas na quarta-feira (6) depois que um passageiro jogou moedas no motor, de acordo com a mídia estatal chinesa. O voo CZ8805 da China Southern Airlines estava originalmente programado para decolar da cidade de Sanya para Pequim por volta das 10h, hora local, em 6 de março, mas não partiu até cerca de 14h16, hora local, de acordo com sites de rastreamento de voo Flightradar24 e Flight Aware.

Em um vídeo compartilhado por vários meios de comunicação estatais, uma comissária de bordo é vista questionando um passageiro que se acredita ter jogado as moedas, perguntando-lhe quantas moedas foram jogadas no motor. O passageiro, cuja identidade não foi revelada no vídeo ou pela mídia estatal, pode ser ouvido na câmera dizendo “três a cinco” moedas.

O passageiro que supostamente jogou as moedas foi posteriormente levado pela polícia do aeroporto, informou a mídia estatal, citando a Chinese Southern Airlines. A companhia aérea disse que moedas foram encontradas durante as verificações de segurança, mas não especificou quantas foram localizados.

“A equipe de manutenção da aeronave realizou uma inspeção de segurança abrangente e determinou que não havia problemas de segurança antes da decolagem”, disse o serviço ao cliente da companhia aérea à mídia estatal.

A China Southern Airlines emitiu um alerta contra “comportamentos incivilizados” em sua conta oficial da rede social chinesa Weibo na quarta-feira (6), dizendo que “jogar moedas no avião representa uma ameaça à segurança da aviação e resultará em diferentes níveis de punição.” No entanto, o post não fez referência direta ao incidente.

A CNN entrou em contato com a China Southern Airlines.

Incidentes semelhantes de pessoas jogando moedas em aviões, aparentemente por “boa sorte”, ocorreram nos últimos anos na China.

Em outubro passado, um voo da China Southern Airlines foi atrasado em Guangzhou depois que um passageiro foi observado jogando moedas em direção ao avião. Em 2021, um voo da GX Airlines entre Weifang e Haikou foi cancelado quando várias moedas embrulhadas em papel vermelho foram descobertas no chão. E em 2017, um passageiro idoso jogou moedas em um avião da China Southern Airlines durante o embarque no Aeroporto Internacional de Pudong, em Xangai, alegando que era “uma oração por um voo seguro.”

 

CNN