Copa do Nordeste: Bahia é o líder geral e Ceará vê vaga perto

Nos Aflitos, Náutico sai atrás no placar, mas busca empate contra o CBR e impede ultrapassagem da Juazeirense

Neste domingo (24), cinco jogos fecharam a sétima rodada da Copa do Nordeste. Na Arena Fonte Nova, o Bahia suou, mas venceu o Maranhão e garantiu a liderança geral da competição. Já o Ceará bateu o Treze, na Paraíba, e se manteve na zona classificatória do Grupo A. Fechando a noite, Náutico e CRB empataram por 1 a 1, nos Aflitos. O resultado não foi comemorado pelo Timbu, que jogava em casa, mas ao menos serviu para impedir a ultrapassagem da Juazeirense e segurar o clube pernambucano no G4 do Grupo B.

Bahia vence o Maranhão e assegura liderança geral da Copa do Nordeste

O Bahia foi amplamente superior no 1º tempo e só não abriu o placar por conta de um personagem em especial. A equipe comandada por Rogério Ceni controlou a posse de bola (71% x 29%), encurralou o adversário e criou as melhores chances, com Biel, Jean Lucas e Thaciano. O Maranhão, por sua vez, estacionou um ônibus na defesa, marcou forte e contou com atuação inspirada do goleiro Moisés para garantir o empate parcial.

A etapa complementar começou com a cara do 1º tempo. O Bahia dominava, apertava, mas era pouco efetivo no terço final de campo. Por outro lado, o Maranhão marcava em bloco baixo e olhava o Tricolor de Aço jogar. Com defesas providenciais, Moisés foi se transformando no melhor jogador da partida. Até que aos 15 minutos, o paredão enfim foi vazado – e justo por um companheiro de equipe. O zagueiro Pedro Gustavo marcou gol contra e deu números finais ao duelo.

Após o Bahia abrir o placar, o Maranhão melhorou seu desempenho ofensivo e deu bons sustos nos donos da casa. Entretanto, o Tricolor de Aço conseguiu se segurar, somou mais três pontos e não só garantiu a liderança do Grupo B, bem como a melhor posição geral da Copa do Nordeste.

 

Em jogo equilibrado, Ceará bate Treze e se mantém no G4 do Grupo B

A etapa inicial de Treze x Ceará foi marcada por muito equilíbrio. A equipe paraibana começou controlando a posse da bola e exercendo uma certa pressão sobre a defesa do Vozão. Todavia, o time cearense logo se organizou e igualou as ações. A verdade é que ninguém se sobressaiu nos primeiros 45 minutos da partida e ambos os goleiros praticamente não trabalharam.

A tônica da etapa complementar foi a mesma do 1º tempo, com muito equilíbrio nas disputas individuais e poucas finalizações concretas de ambos os times. No entanto, talvez na única chance clara que teve, o Ceará soube ser letal e definiu o jogo. Em escanteio cobrado por Lourenço, David Ricardo subiu mais alto e cabeceou firme para garantir a vitória do Vozão.

O Ceará foi a 12 pontos e se manteve na terceira colocação do Grupo A, enquanto o Treze estacionou nos seis pontos e caiu para sexto lugar do Grupo B.

 

CRB sai na frente, mas Náutico busca empate importante no 2º tempo

No 1º tempo, Náutico e CRB faziam um duelo equilibrado, com chances reais de gol para os dois lados. Até que nos minutos finais, um erro individual fez toda a diferença. Luiz Paulo tentou recuo de cabeça para Vagner e acabou dando um presentão a Gegê que, cara a cara com o goleiro alvirrubro, não perdoou e colocou o Galo Pajuçara em vantagem.

O gol soou como um duro golpe para o Náutico, que precisou correr atrás do prejuízo na etapa complementar. Com 11′ no relógio, Arnaldo descolou cruzamento preciso na direção de Paulo Sérgio. Bem posicionado no centro da grande área, o camisa 9 bateu de primeira, empatou a partida e manteve o Timbu no G4 do Grupo B, mesmo com a goleada da Juazeirense sobre o River-PI.

 

Confira outros resultados deste domingo na Copa do Nordeste

  • Itabaiana 0 x 1 Botafogo-PB
  • Juazeirense 4 x 1 River-PI

Quais são os jogos da oitava (e última) rodada da Copa do Nordeste?

  • Ceará x Itabaiana
  • Sport x Juazeirense
  • CRB x Altos
  • Vitória x Treze
  • Botafogo-PB x Bahia
  • América-RN x Náutico
  • River-PI x ABC
  • Maranhão x Fortaleza

*Todos os jogos acontecerão na quarta-feira (27), às 21h30 (horário de Brasília)

Por Trivela