Fora da disputa em JP, Ricardo, Estelizabel e Márcia Lucena anunciam apoio a Cartaxo

O ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PT), declarou apoio à pré-candidatura do deputado Luciano Cartaxo na disputa pela Prefeitura de João Pessoa. O anúncio foi feito em manifesto assinado em conjunto com a ex-deputada Estelizabel Bezerra e a ex-prefeita de Conde, Márcia Lucena, também do mesmo partido. Confira mais abaixo o documento.

No início do ano, os três tiveram os nomes cogitados para a disputa na capital, mas as postulações não se concretizaram.

Em 2020, Coutinho tentou voltar à política, mas terminou em 6º lugar na eleição para prefeito. Já em 2022, o petista ficou em 3º lugar na disputa pelo Senado.

Tentando emplacar o nome na disputa pela prefeitura, Luciano Cartaxo disputava as prévias do PT com a deputada Cida Ramos, mas anunciou desistência do processo. Em seguida, a direção nacional suspendeu a consulta interna e deverá decidir como a legenda vai se posicionar na capital.

Em meio a essa indefinição, crescem nos bastidores os rumores de uma possível aproximação com o prefeito Cícero Lucena, que vai tentar a reeleição.

Leia na íntegra:

Nós, ativistas políticos abaixo subscritos, identificados com a ideia central de uma João Pessoa humanizada, democrática, popular e progressista interligada com os caminhos e políticas públicas desenvolvidas pelo nosso Governo Federal, comandado pelo Presidente Luís Inácio LULA da Silva, vimos, através deste tornar público nosso apoio ao nome do Deputado Estadual Luciano Cartaxo para disputar e vencer as eleições para Prefeito em nossa Capital.

As razões são fortes e decisivas para João Pessoa e para o Brasil:

* Não se trata apenas de uma disputa interna, e legitima, do Partido dos Trabalhadores. Trata-se de uma eleição fundamental para deter o avanço da extrema-direita no Brasil e as Capitais concentram grande parte dessas forças políticas antinacionais e antidemocráticas.

* A continuidade do Governo Lula e do Projeto Democrático e Popular em 2026, em curso no Brasil, vai depender do acúmulo de forças que possamos ter nas eleições desse ano. Temos que ter, onde possível, candidaturas com a viabilidade necessária para disputar as Prefeituras com chances claras de vitória e “puxando” bancadas de Vereadores compatíveis com a força do Partido dos Trabalhadores na sociedade.

* A situação atual da Prefeitura de João Pessoa, comandada pelo bolsonarista de primeira hora, Cícero Lucena, não é fácil para a grande maioria do nosso povo. Um governo amparado no fisiologismo e na cooptação de lideranças sociais, sem ter qualquer identidade programática e cujas políticas públicas sociais são meras fantasias sustentadas pelos aplausos falsos ou pela omissão da mídia de João Pessoa.

* Precisamos de uma candidatura a Prefeito que resgate em cada um de nós o desejo e o compromisso de viver numa cidade voltada aos interesses reais e verdadeiros de nosso povo e isso só será possível através de um programa de governo viável, porém transformador, a ser representado por quem tenha independência em relação aos governos estadual e municipal e que tenha chances reais e concretas de passar ao segundo turno e aí, no confronto direto de programas, práticas e pensamentos, vencer as eleições e governar, consequentemente, em cumprimento a esse programa de mudanças e aos anseios coletivos do sofrido e espoliado povo pessoense.

* Por isso, e por muito mais coisas, acreditamos que o nome de Luciano Cartaxo é o mais indicado para representar o PT e vencer as eleições em João Pessoa. Isso não traz nenhum demérito para qualquer outro companheiro ou companheira que queira disputar as eleições. Apenas temos consciência de que se o PT quiser disputar as eleições com possibilidade concreta de vitória deve levar em conta esses fatores que nos diz claramente que o nome de Luciano Cartaxo é o mais forte para essa disputa.

* Em nome da necessidade de derrotar o bolsonarismo em João Pessoa, do fortalecimento do Governo do Presidente Lula e as mudanças que ele representa, da eleição de uma bancada numerosa de vereadores e vereadoras e da perspectiva de termos na Capital um governo de mudanças que execute um programa capaz de fazer com que a nossa Prefeitura volte a olhar para as nossas maiorias populacionais com o devido respeito e dignidade devolvendo a essas maiorias o que lhes é devido, por tudo isso, chamamos todos a apoiarem e se unirem em torno do nome de LUCIANO CARTAXO para Prefeito de João Pessoa.

* Pelo PT, pelo Governo Lula e pelo povo de João Pessoa, é HORA DA MUDANÇA.

* João Pessoa, 04 de abril de 2024

* ESTELA BEZERRA

* MÁRCIA LUCENA

* RICARDO COUTINHO