O local já havia sido multado pelos Bombeiros e evento teria ocorrido de forma irregular.
A área de madeira que desabou na casa de shows Up Garden, em João Pessoa, era ilegal, segundo informações passadas pelo Corpo de Bombeiros. O projeto referente ao local não havia sido aprovado pela corporação e os responsáveis já haviam sido multado. O evento teria ocorrido de forma irregular.
Os responsáveis pela casa de show divulgaram uma nota se dizendo solidários e se pondo a disposição para maiores esclarecimentos, mas informaram que só alugaram o local e por isso não seriam os responsáveis pela segurança da estrutura.
O incidente na casa de festas Up Garden, ocorreu durante o evento “Vibe do Sagaz”, no qual uma estrutura de madeira e telhas, não prevista no projeto original de combate a incêndio do estabelecimento, colapsou, resultando em aproximadamente 40 feridos.
A estrutura adicional, medindo cerca de 10×5 metros e localizada no centro do terreno, não estava inclusa ou atualizada nos documentos do projeto aprovado e, portanto, em desacordo com as normas técnicas e legislação aplicada pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB).
O cantor Gustavo Sagaiz, que contratou a casa de shows ‘Up Garden’ para realizar um evento na noite de ontem (28) em João Pessoa, declarou nas redes sociais que está ‘em choque’ devido a queda de parte da estrutura do local.
O ClickPB apurou que no local estava sendo realizada a ‘Vibe do Sagaiz’ quando a estrutura de uma espécie de ‘pavilhão’, onde estava o palco do evento, veio ao solo.
Confira a nota do corpo de Bombeiros na íntegra:
ESTADO DA PARAÍBA
SECRETARIA DE SEGURANÇA E DEFESA SOCIAL
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DA PARAÍBA
NOTA INFORMATIVA
Data: 28/04/2024
Hora: 23h25min
Local: Vibe do Sagaz (Up Garden Altiplano)
Endereço: Rua Tenente Pedro da Costa Palmeira – Portal do Sol, João Pessoa – PB
Na noite de 28 de abril de 2024, ocorreu um grave incidente na casa de festas Up Garden, durante o evento “Vibe do Sagaz”, no qual uma estrutura de madeira e telhas, não prevista no projeto original de combate a incêndio do estabelecimento, colapsou, resultando em aproximadamente 40 feridos.
Cabe destacar que essa estrutura adicional, medindo cerca de 10×5 metros e localizada no centro do terreno, não estava inclusa ou atualizada nos documentos do projeto aprovado e, portanto, em desacordo com as normas técnicas e legislação aplicada pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB).
Dessa forma, o CBMPB providenciou o Termo de Interdição no local, e adotou as providências para abertura do procedimento administrativo para aplicação de multa.
É importante ressaltar que, para garantir a segurança do público, todas as casas de shows devem manter um projeto de combate a incêndio aprovado e um Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) válido. Esse documento é renovado anualmente após uma vistoria técnica rigorosa. Além disso, eventos que alteram o layout original da edificação necessitam de um projeto de combate a incêndio específico, submetido a uma nova análise e vistoria técnica, garantindo a adequação às normas técnicas de segurança vigentes.
Por fim, a segurança da população é nossa prioridade máxima, e continuaremos a garantir que todas as normas de segurança sejam rigorosamente seguidas para proteger a vida e a integridade física de todos os frequentadores de eventos em nosso estado.
Por ClickPB