UFPB lança edital com 28 vagas para mestrado em fisioterapia

Inscrições para o mestrado podem ser realizadas entre os dias 13 a 17 de maio

O Programa de Pós-graduação em Fisioterapia (PPGFis) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lançou o edital de nº 01/2024 com 28 vagas ofertadas para processo de seleção de mestrado em Fisioterapia. As inscrições poderão ser realizadas no período de 13 a 17 de maio, pelo Sistema Integrado de Gestão Atividade Acadêmica (Sigaa).

Os interessados precisam ser portadores de certificado ou diploma de graduação em Fisioterapia, reconhecido pelo Conselho Nacional de  Educação, e buscar as áreas de concentração e linhas de pesquisas direcionadas para as vagas que são: Avaliação e Intervenção em Fisioterapia na Funcionalidade Humana e Avaliação e Intervenção em Fisioterapia na Coletividade.

A  taxa de inscrição para o processo seletivo custa R$ 85,93 e a emissão da guia de recolhimento da união (GRU) estará disponível pelo Sigaa no endereço eletrônico do Programa de Pós-graduação de Fisioterapia (PPGFis), na aba ‘Processos Seletivos’.

A inscrição será efetivada mediante o preenchimento do formulário online, juntamente com envio em anexo de arquivo único, obrigatoriamente, em formato de PDF, com toda documentação solicitada no item 6.1 do edital.

Do total de vagas oferecidas, 20% serão destinadas a candidatos oriundos da população negra, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais e pessoas com deficiência, o que corresponde a 06 vagas. Para concorrer às vagas mencionadas no item 9.3, os candidatos deverão preencher um dos formulários de autodeclaração constantes do ANEXO III do edital. Os candidatos que não preencherem o formulário de autodeclaração específico para seu caso serão considerados inscritos para as vagas de ampla concorrência. Já aqueles cujo perfil permite mais do que uma opção para as vagas mencionadas no item 9.3 deverão eleger, no momento da inscrição, apenas um dos perfis.

Etapas 

As duas primeiras etapas são de caráter eliminatórias. A primeira consiste em provas escritas teóricas, com duração de 3 horas, no dia 3 de junho. Entre os dias 8 a 12 de julho, a segunda avaliação será realizada com entrevista das propostas de defesa dos projetos de pesquisa. No anexo VIII do edital, encontra-se o modelo de proposta de projeto de pesquisa para ser seguido.

Os locais de cada etapa do processo seletivo serão previamente divulgados no site do PPGFis. Os candidatos que obtiverem nota menor que 7,0 nas etapas eliminatórias serão eliminados do processo seletivo.

Na terceira etapa, classificatória, do dia 25 de julho a 2 de agosto, ocorrerá a análise do currículo. Será atribuída nota 10 (dez) para o currículo do candidato que apresentar maior pontuação dentre todos os candidatos que estão concorrendo às vagas oferecidas no edital. A pontuação dos demais candidatos será proporcional à nota do candidato mais bem pontuado no currículo.

A divulgação do resultado final estará disponível no dia 14 de agosto no site do PPGFis. Os candidatos classificados farão a matrícula entre os dias 03 e 06 de setembro de 2024, por e-mail ppgfis@ccs.ufpb.br.

Para obter mais informações, está disponível o e-mail: ppgfis@ccs.ufpb.br.

Por ClickPB