Jeffinho garante vitória e classificação antecipada do Botafogo na Libertadores

Em um jogo ruim, o atacante Jeffinho entrou no segundo tempo e garantiu a vitória do Botafogo por 1 a 0 sobre o Universitario-PER, nesta quinta, em pleno Monumental

O Botafogo está classificado para as oitavas de final da Copa Libertadores. Depois de um começo ruim de fase de grupos, o Glorioso conseguiu a terceira vitória seguida ao fazer 1 a 0 no Universitario-PER, nesta quinta-feira (16), em pleno Monumental, em Lima, e garantiu a vaga na próxima fase da competição continental de forma antecipada. Em um jogo ruim, Jeffinho, que entrou no segundo tempo, garantiu a vitória e a classificação do Botafogo.

Primeiro tempo ruim em Lima

Enquanto o Botafogo precisava da vitória para garantir a classificação antecipada para as oitavas de final, o Universitario-PR precisava dos três pontos para assumir a segunda colocação e chegar na última rodada dependendo apenas de si para avançar de fase. Assim, as equipes até fizeram um primeiro tempo movimentado em Lima, mas de pouca qualidade técnica e poucas chances de gols. Os dois times foram para o intervalo sem nem sequer conseguirem finalizar na direção do gol.

Ainda assim, o time da casa foi um pouco superior ao Botafogo nos 45 minutos iniciais. E não só por conseguir mais finalizações, ainda que nenhuma na direção do gol. O Universitario-PER se impôs, teve mais a bola e mais iniciativa, enquanto o Botafogo estava desorganizada e parecia desentrosado, principalmente no meio e no ataque.

Botafogo fica na bronca com arbitragem

Apesar de ter feito um primeiro tempo ruim, o Botafogo teve uma chance de marcar negada pela arbitragem. Aos 27′, após finalização de Luiz Henrique, a bola bateu no braço de Di Benedetto, que estava caindo no chão. O desvio tirou a bola da direção do gol, mas o árbitro mandou o jogo seguir e nem seque reviu o lance no VAR, o que gerou reclamações por parte do Botafogo.

Artur Jorge demora a mexer no Botafogo…

Mesmo com o primeiro tempo ruim, o técnico Artur Jorge voltou do intervalo com o mesmo time no Monumental, em Lima. E a equipe fez mais um começo de segundo tempo ruim. Nos primeiros 15 minutos, praticamente só deu Universitário-PER em campo. Mas, assim como no primeiro tempo, os peruanos pecavam pela falta de qualidade e pelos erros nas finalizações. O Botafogo só chegou com perigo aos 18′, após Júnior Santos dar ótimo passe para Luiz Henrique, que isolou a bola.

… Mas mexida decreta vitória e classificação do Botafogo

Dois minutos depois de perder o gol, Luiz Henrique, que fez partida ruim, foi substituído por Jeffinho. E o atacante garantiu a vitória e a classificação do Botafogo para as oitavas de final. Aos 31′, ele aproveitou um bom passe de Savarino, depois de erro da zaga do Universitario-PER, invadiu a área e finalizou na saída do goleiro adversário, fazendo 1 a 0 para o Glorioso. O Botafogo se fechou nos minutos finais e ainda teve chances para ampliar em contra-ataques, enquanto o Universitario pouco conseguia fazer. Foi o suficiente para o Botafogo voltar às oitavas de final da Libertadores.

Como fica a situação do Botafogo na Libertadores?

Com a vitória desta quinta-feira, o Botafogo chegou aos nove pontos e continua na segunda colocação do Grupo D. Mas, agora, não pode mais ser alcançado pelos adversários e já está classificado para as oitavas de final da Libertadores. Na última rodada, o time de Artur Jorge vai disputar a liderança do grupo com o Junior Barranquilla-COL, que também tem nove pontos, fora de casa.

Próximos jogos do Botafogo

  • Vitória x Botafogo – Copa do Brasil – quarta-feira, 22 de maio de 2024 – 19h (horário de Brasília);
  • Junior Barranquilla-COL x Botafogo – Copa Libertadores – terça-feira, 28 de maio de 2024 – 19h (horário de Brasília);
  • Grêmio x Botafogo – Copa Libertadores – sábado, 01 de junho de 2024 – 21h (horário de Brasília);

Por Trivela