VÍDEO: meteoro cruza céus de Portugal e Espanha; moradores registraram momento nas redes sociais

Meteoro era uma rocha que se desprendeu de um cometa e que entrou na atmosfera a uma velocidade de 161 mil quilômetros por hora.

Um meteoro foi visto cruzando os céus de Portugal e Espanha neste sábado (18). Nas redes sociais, usuários compartilharam vídeos e fotos do momento em que um clarão azul pode ser visto passando rapidamente.

Astrônomos registraram o meteoro

O Observatório de Calar Alto, localizado em Andaluzia, Espanha, foi um dos centros de pesquisa que registraram o fenômeno. Em comunicado oficial, a organização chamou o objeto de “enorme bola de fogo” que atravessou os céus dos dois países por volta das 00h46.

O fenômeno foi confirmado pelo professor José María Madiedo, principal pesquisador do SMART Project, do Instituto de Astrofísica de Andaluzia.

Segundo o especialista, o bólido, como são chamados os meteoros brilhantes, era uma rocha que se desprendeu de um cometa e que entrou na atmosfera a uma velocidade de 161 mil quilômetros por hora. A altitude inicial da parte luminosa do evento foi de 122 km, terminando a 54 km de altitude.

Ainda segundo Madiedo, devido à sua grande luminosidade, que era muito maior que a da Lua cheia, o fenômeno poder ser visto a mais de 800 km de distância. Ele também afirma que a rocha se fragmentou ao longo do caminho, se desintegrando completamente na atmosfera.

Até este domingo (19), as autoridades não haviam registrado nenhuma queda de fragmento do meteoro na terra.

Confira abaixo registros do fenômeno:

 

 

Fonte: G1 Mundo