João Azevêdo recepciona estudantes paraibanos premiados em competição internacional de tecnologia

Imagem: Francisco França

O governador João Azevêdo recebeu, nesta terça-feira (4), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em João Pessoa, os estudantes do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), premiados na etapa mundial da Huawei ICT Competition 2023-2024, que aconteceu na China. Os estudantes paraibanos conquistaram medalhas de 1º lugar em Inovação (Innovation), 2º lugar em Rede (Network) e em 3º lugar na categoria de Computação em Nuvem (Cloud). A competição aconteceu entre os dias 23 e 26 de maio, em Shenzhen, e atraiu mais de 170 mil estudantes.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou as ações do governo para fomentar a pesquisa e a inovação e celebrou os resultados conquistados por estudantes paraibanos. “É uma alegria celebrar a conquista de nossos estudantes que se destacam na pesquisa, área que tem recebido importantes investimentos do nosso governo. São mais de R$ 300 milhões investidos em bolsas de mestrado, doutorado, pós-doutorado, também investimos no radiotelescópio Bingo, na universalização do programa Primeira Chance para estudantes do ensino técnico porque entendemos que educação, pesquisa e ciência transformam vidas”, frisou.

A reitora do IFPB, Mary Roberta Meira, destacou o nível de excelência dos estudantes paraibanos e a importância dos investimentos em educação. “Essa é uma conquista do nosso país e da Paraíba tendo em vista que se trata de uma competição internacional. Nós tivemos a oportunidade de vivenciar um momento de confraternização da tecnologia, da ciência e do conhecimento, demonstrando que quando se dá oportunidades, nos destacamos e mostramos que investir em educação dá retorno”, declarou.

Imagem: Francisco Costa

O secretário de estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Cláudio Furtado, ressaltou que o resultado da competição atesta o nível de formação dos estudantes do Ensino Superior da Paraíba. “O IFPB foi premiado em três categorias, concorrendo com equipes de nível mundial, mostrando a força e a capacidade de inovação e a boa formação que nós damos aos nossos estudantes aqui no estado da Paraíba”, disse.

Imagem: Francisco Costa

O diretor de Relações Públicas da Huawei, Victor Lorran, parabenizou o Governo do Estado por priorizar a educação e a pesquisa, ganhando destaque internacional. “Eu fico feliz de ver as ações tocadas na Paraíba e vemos que esse é um estado comprometido com a educação, os estudantes mostraram que são capazes e essa conquista é um fator transformador na vida de cada um. Eu parabenizo essa vitória do Brasil, da Paraíba e do IFPB, a tecnologia é algo que permeia todas as profissões e irá modificar as próximas gerações”, comentou.

Sobre as premiações – A equipe campeã foi premiada pelo desenvolvimento de uma plataforma digital que utiliza inteligência artificial, para gerar conteúdos de disciplinas Steams (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) para os professores de ensino fundamental e médio, habilitando-os e alinhando-os para as demandas tecnológicas da nova indústria. Com isso, os alunos são capazes de sair com habilidades para a indústria 4.0. A solução envolveu também a apresentação de um protótipo de CNC  (sigla em inglês de Controle Numérico Computadorizado) de baixo custo, construída por um aluno do ensino integrado, do curso de Eletrotécnica, o qual funciona em conjunto com a plataforma digital, possibilitando que os alunos vejam na prática, e dentro de sala de aula, os conteúdos ensinados.

Imagem: Francisco França

O estudante do curso técnico de Eletrotécnica, Emerson Medeiros, que irá iniciar o curso de Engenharia Civil, destacou a alegria de ter o trabalho de sua equipe premiado internacionalmente. “Nós apresentamos uma ferramenta educacional em que visamos mudar o ensino, preparar o aluno para o mercado de trabalho, para a indústria 4.0. Foi uma experiência incrível fazer parte de tudo isso e alcançamos ótimos resultados”, comemorou.

Outro destaque do IFPB na Huawei ICT Competition foi a obtenção do 2° lugar na trilha Network, fruto do esforço dos alunos José Galvão, Márcio Abrantes e Wesley Porto, sob a tutoria do professor Marcelo Portela. Já na trilha Cloud, o IFPB subiu ao pódio com a conquista dos estudantes Abraão Borges, Pedro Sousa e Vinícius Silva, capitaneados pelo professor Michel Dias, que é coordenador de Infraestrutura do Polo de Inovação do IFPB.

“Esse é um ponto importante no pilar de formação do nosso estado e comprova que uma instituição pública, gratuita e que oferece ensino de qualidade mostra seu valor em uma competição internacional, com a participação de representantes de mais de 80 países. Nosso estado tem valores de excelência porque temos pessoas do Sertão ao Litoral compondo as equipes”, evidenciou o professor Michel Dias.

A competição – O Huawei ICT Competition é um evento competitivo de intercâmbio de talentos de TIC desenvolvido pela Huawei para estudantes em todo o mundo. Por meio dessa competição, a Huawei tem como objetivo fornecer aos alunos uma plataforma para estudar e trocar ideias, aprimorando assim seus conhecimentos de TIC e habilidades práticas. Este concurso também visa estimular o pensamento criativo dos alunos em relação ao uso de novas tecnologias e plataformas.

O vice-governador Lucas Ribeiro; o secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes; e o presidente da Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata), Giuseppe Guido, estiveram presentes.

Por Governo da Paraíba