Veneziano destina R$ 3 milhões para reforma e reestruturação do Santuário Padre Ibiapina, em Solânea

0
6
Imagem: Reprodução

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) anunciou nesta quarta-feira (19) a destinação de R$ 3 milhões para serem investidos num arrojado projeto de reforma e reestruturação do Santuário Padre Ibiapina, na cidade de Solanea-PB. O anúncio atende uma reivindicação da Diocese de Guarabira, do município de Solânea e de outras cidades da região.

A destinação dos recursos foi um dos pontos tratados por Veneziano em uma reunião com o Prefeito de Solânea, Kaiser Rocha, ocorrida nesta terça no gabinete do parlamentar, em Brasília. Após a reunião, Veneziano telefonou para o Bispo da Diocese de Guarabira, Dom Aldemiro Sena dos Santos, para comunicar a notícia.

O Santuário

O Santuário de Santa Fé, mais conhecido como Santuário Padre Ibiapina, fica localizado no município de Solânea-PB. Ele foi criado após a morte do Padre Ibiapina, ocorrida no dia 19 de fevereiro de 1883, na Casa de Caridade Santa Sé. No lugar onde ele faleceu, foi erguida uma igrejinha, que depois tornou-se o santuário que é hoje e que todos os meses, no dia 19 (data de falecimento do religioso) há uma grande celebração com a presença de fiéis de vários lugares da região, que vão ao Santuário agradecer as bênçãos e pedir a intercessão de Padre Ibiapina para as suas vidas.

A casa de caridade, a igreja, a casa do Padre Ibiapina e seu túmulo, onde jaz seus restos mortais, foram tombados como patrimônio pelo decreto nº 21.288 de 11 de setembro de 2000. Sua arquitetura original do século XIX foi restaurada, embora muita coisa tenha mudado em Santa Fé, que hoje constitui o Santuário de Santa Fé. Em frente ao Santuário também existe um belíssimo portal. Anualmente, sempre no dia 19 de fevereiro, é realizada uma grande missa campal em memória do Padre Ibiapina, ondes peregrinos da Paraíba e de outros estados fazem uma caminhada de 14 km até o Santuário.

Na atualidade, o Santuário atrai aproximadamente 15 mil visitantes, que buscam curas, agradecimentos ou apenas conhecer o Santuário e a história de seu fundador, que graças à sua enorme solidariedade ajudou muitas pessoas durante sua presença na região. Com o crescimento do Turismo Religioso em Solânea houve um fortalecimento do comércio local, onde os moradores comercializam seus produtos. Desde 1992 há um processo de solicitação de canonização do Padre Ibiapina no Vaticano que entrou em vigor em maio de 2016.

Por Assessoria de Imprensa
Senador Veneziano Vital do Rêgo – MDB/PB
Vice-Presidente do Senado Federal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui