O Ministério da Saúde anunciou a construção de duas novas policlínicas na Paraíba. As unidades hospitalares serão instaladas em Campina Grande e João Pessoa.
De acordo com a pasta, o investimento total será de R$ 1,65 bilhão, e deverá beneficiar mais de 19 milhões de brasileiros. Além das duas unidades do estado, serão outras 53 policlínicas construídas em mais 23 estados.
Esta é a primeira vez que policlínicas serão edificadas com recursos federais, com um investimento médio de R$ 30 milhões por unidade, contemplando obras, equipamentos e mobiliário.
Serviços oferecidos
Com o novo projeto, as policlínicas se tornarão um centro integrado de cuidado e resolução que contemplará núcleos de atenção integral ao homem, mulher, crianças e outros públicos que requerem acompanhamento especial. Espaços de reabilitação para pacientes com sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e doenças respiratórias também estão no projeto.
Serão oferecidos ainda nas novas unidades a realização de exames gráficos e de imagem como ressonância magnética, tomografia e eletrocardiograma; consulta clínica de apoio ao diagnóstico com médicos de diversas especialidades como angiologia, cardiologia, oftalmologia e neurologia; e pequenos procedimentos como vasectomia, cauterização e biópsias em centro cirúrgico de baixa complexidade.
Junto aos serviços baseados em núcleos de atenção integral à saúde, as unidades serão espaços de formação, qualificação e fixação dos profissionais de saúde. Também, a partir da tecnologia da informação e da regulação interna, serão pontos de apoio à inteligência sanitária nos territórios.
Fonte: Portal Correio