Zezé di Camargo e Luciano tocam música de forró na sanfona em homenagem a Biliu de Campina no São João de Campina Grande

0
850
Zezé di Camargo e Luciano tocam música de forró na sanfona em homenagem a Biliu de Campina no São João de Campina Grande — Foto: Reprodução/Sua Música

Na reta final do show, a dupla sertaneja fez uma interpretação da música “A Vida do Viajante” com a sanfona em homenagem a Biliu de Campina. Zezé também relembrou o primeiro contato entre os dois, há cerca de 20 anos atrás.

“Guardando as recordações das terras onde passei”, foi com esse trecho da música “A Vida do Viajante”, de Luiz Gonzaga, que Zezé di Camargo e Luciano lembraram do ato de Biliu de Campina em emprestar uma sanfona para Zezé num show que a dupla fez em Campina Grande há cerca de 20 anos. Ao serem informados do estado de saúde do cantor paraibano, resolveram prestar uma homenagem a Biliu, interpretando uma música de forró com uma sanfona no palco do São João de Campina Grande no início da madrugada desta quinta-feira (27).

Antes de cantar “A Vida do Viajante” em homenagem à Biliu de Campina, Zezé havia interpretado apenas na sanfona a canção “Asa Branca”, também de Luiz Gonzaga, e após a interpretação, informou ao público o contexto da homenagem e sua gratidão à Biliu por ter, na época, emprestado sua sanfona para Zezé tocar num show na cidade.

“Há uns 20 anos atrás, nós fizemos um show aqui e houve uma crítica muito grande de que estavam trazendo música sertaneja para a festa de São João e isso estava descaracterizando a festa junina de vocês. Eu falei: ‘arruma uma sanfona para mim que eu vou mostrar para o povo nordestino que Zezé di Camargo e Luciano também é forró’. Arrumaram uma sanfona emprestada para mim e essa pessoa me emprestou a sanfona. Ele é filho de Campina Grande, é o Biliu de Campina. Essa canção e esse momento é dedicado a ele, a tudo o que ele representa para a música e para a cultura da Paraíba, principalmente de Campina Grande”, disse Zezé di Camargo.

No show da dupla, não faltou empolgação da dupla e também do público. Músicas como “É o Amor”“Você Vai Ver” “Sonho de Amor” foram cantadas alto pelos forrozeiros que estavam presentes no Parque do Povo.

Zezé di Camargo e Luciano no São João 2024 de Campina Grande — Foto: Erickson Nogueira/g1

Antes do show, a dupla não concedeu entrevista coletiva conjunta à imprensa. O cantor Luciano falou que o sertanejo e o forró estão intimamente ligados, e que a dupla, mesmo tendo uma carreira amplamente ligada ao sertanejo, já gravou músicas no ritmo de forró.

“Com certeza, muita ligação. Já gravei vários forrós e fiz shows em que incluímos forró. Eu não sou muito bom em dançar forró, mas ontem estiveram aqui duas pessoas que amo, Isadora Pompeo e Marco Freire. Ele disse algo importante: Deus criou as pessoas como um todo. Se Deus nos criou com todas as coisas, Ele também nos criou com outros ritmos, e com certeza, Deus gosta do forró”, relatou Luciano.

Zezé di Camargo, em coletiva de imprensa posterior à de Luciano, disse que considera o São João uma festa maior que o carnaval, em âmbito nacional, e que nas festas juninas existe uma democratização da música brasileira, havendo uma integração de diversos gêneros musicais.

“Eu considero o São João como a maior festa popular do Brasil, maior até que o carnaval. O carnaval acontece nas grandes metrópoles e em uma semana só, já o São João acontece em todas as cidades, já que é uma festa característica do interior do Brasil, e ela acontece o mês inteiro. É uma festa muito democrática, onde entram todos os gêneros musicais. É onde a música popular brasileira tem espaço, todos devem ter espaço. Respeito muito quem veio, pois a música é do povo para o povo”, disse Zezé.

Por g1 PB 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui