Vacinação contra poliomielite termina amanhã; Paraíba vacinou menos da metade das crianças

0
494
Vacinação contra pólio termina neste domingo (30). (Foto: Reprodução/Márcia Gouthier)

A campanha de vacinação contra a poliomielite na Paraíba termina neste domingo (30), e a Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), alerta os pais para levarem seus filhos para receber a dose. Na Paraíba, a cobertura vacinal é de 40,16%, percentual muito abaixo da meta nacional de 95%.

A ação faz parte da Campanha Nacional de Vacinação que tem como objetivo aumentar as coberturas vacinais e reduzir o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil. Crianças menores de cinco anos devem ser imunizadas em todo o estado.

De acordo com a chefe do Núcleo de Imunização da SES, Márcia Mayara, a vacina é imprescindível para diminuir o risco de reintrodução da doença no país e no estado. “Estamos na reta final da campanha de vacinação contra a poliomielite em todo o Estado, por isso, reforçamos aqui o chamamento para que os pais e responsáveis compareçam à unidade de saúde mais próxima, para vacinarem as crianças menores de cinco anos. Dessa forma, estaremos protegendo este público dessa doença grave que acomete os membros inferiores de forma irreversível”, explicou.

O último caso de poliomielite no Brasil ocorreu em 1989, na cidade de Sousa, e em 1994 o país recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. No entanto, em 2023, o Brasil foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC)4.

A doença – A poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que, em geral, acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui