UFPB abre 1.085 vagas para concessão de auxílios estudantis distribuídos em seus quatro campi

0
553
No Campus I (João Pessoa/Santa Rita), são ofertadas 410 vagas. — Foto: Gabriel Costa/Arquivo Pessoal

Editais são para ajuda de custo para alimentação, moradia, transporte e pré-escola.

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou quatro editais que regulamentam o processo seletivo unificado para a concessão de 1.085 auxílios estudantis no período letivo 2024.1. Os auxílios estão disponíveis para estudantes dos quatro campi da UFPB e representam ajuda de custo para alimentação, moradia, transporte e pré-escola.

As inscrições têm início nesta terça-feira (2) e seguem até o dia 12 de julho, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). O resultado final do processo seletivo unificado será divulgado na data prevista de 10 de outubro. Uma vez concedido o auxílio ao estudante, este deverá proceder à assinatura do termo de compromisso no Sigaa, no período de 15 a 18 de outubro.

Para a solicitação dos auxílios, a renda familiar bruta per capita do estudante precisa ser de até um salário-mínimo e meio. Além disso, o estudante deve estar cursando a primeira graduação ou não ter sido contemplado com auxílios/bolsas do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) em cursos de graduação concluídos anteriormente. Esses dois requisitos precisam ser atendidos de forma cumulativa, entre outros específicos de cada auxílio.

No Campus I ( João Pessoa/Santa Rita), são ofertadas 410 vagas, subdivididas da seguinte forma: 100 para auxílio restaurante universitário, 50 para auxílio alimentação, 100 para auxílio moradia, 150 para auxílio transporte (50 para cada faixa do benefício) e 10 para auxílio pré-escolar.

O auxílio restaurante universitário é destinado a todos os discentes do Campus I, com exceção dos estudantes matriculados em cursos localizados nas unidades da UFPB em Mangabeira e em Santa Rita. De acordo com o edital, estes estudantes devem se inscrever para o auxílio alimentação. Para concorrer aos demais benefícios – auxílio moradia, transporte e pré-escolar – não há distinção quanto à sede do curso do discente.

Para os estudantes do Campus II (Areia), são oferecidas 100 vagas para auxílio restaurante universitário, 50 para auxílio moradia, 30 para auxílio transporte (10 para cada faixa do benefício) e 5 para auxílio pré-escolar, totalizando 185 vagas. Para Bananeiras, onde está o Campus III da UFPB, também há 185 vagas, que estão distribuídas da mesma forma que em Areia, como mostra o edital nº 08/2024.

Já no Campus IV (Rio Tinto/Mamanguape), a UFPB oferece 305 auxílios, distribuídos assim: 50 vagas para o restaurante universitário de Rio Tinto, 100 para auxílio moradia, 150 para auxílio transporte (50 para cada faixa do benefício) e 5 para auxílio pré-escolar. O processo seletivo no Campus IV também objetiva formar cadastro de reserva para o restaurante universitário de Mamanguape.

Conforme os quatro editais, os estudantes que foram previamente classificados nas seleções unificadas do semestre letivo 2023.2 (editais n° 22 a 25/2023) e estão com status da bolsa ‘em fase de deferimento’ terão sua pontuação automaticamente aproveitada neste processo seletivo, concorrendo ao mesmo auxílio para o qual se inscreveram anteriormente.

Fonte: g1 PB 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui