De 115 candidatas a vacina contra covid-19, 8 já são testadas; conheça

single-image

Pesquisadores correm contra o tempo para achar uma vacina contra o coronavírus. De acordo com relatório (606 KB) divulgado pela OMS, há 115 iniciativas para se formular uma substância que imunize contra o vírus. Já são 8 que estão em testes clínicos, ou seja, com humanos.

Em geral, uma vacina leva ao menos de 12 a 18 meses para ficar pronta, mas as farmacêuticas tentam iniciar a produção ainda em 2020.

Estudo da Lancet mostra que se gasta a partir de US$ 319 milhões (considerando tentativas fracassadas) para chegar à fase 3, a última fase de testes antes de aprovar a substância. Ainda não há previsão de custo da dose e nem de quando uma eventual vacina chegaria ao Brasil.

Embora demorem mais tempo para ficarem prontas, as vacinas são o método preferencial das autoridades de saúde para controlar a pandemia. Com elas, é possível deixar a maior parte da população imunizada sem que contraiam antes a doença, o que faz com que a cepa do vírus perca a capacidade de se alastrar pelo mundo e causar mortes.

Saiba nos infográficos abaixo como é o processo de desenvolvimento das vacinas e quais são aquelas com melhores chances de iniciar produção em massa rapidamente:

© Fornecido por Poder360
© Fornecido por Poder360

O banco Morgan Stanley revisou as iniciativas e apontou aquelas com melhores chances de iniciar produção em massa rapidamente. Há 4 que iniciaram testes. Saiba abaixo quais são as apostas.

© Fornecido por Poder360

Informações deste post foram publicadas antes pelo Drive, com exclusividade. A newsletter é produzida para assinantes pela equipe de jornalistas do Poder360. Conheça mais o Drive aqui e saiba como receber com antecedência todas as principais informações do poder e da política.

Poder360