Encontrado anticorpo capaz de neutralizar o coranavírus

single-image

Cientistas de três institutos norte-americanos descobriram um anticorpo capaz de neutralizar o novo coronavírus e também o Sars-CoV-1, vírus responsável pela Sars, síndrome respiratória aguda grave. O resultado da pesquisa foi publicado na revista científica Nature.

Chamado S309, o anticorpo foi identificado, pela primeira vez, em uma amostra de sangue de uma paciente que se recuperou da Sars, durante a epidemia de 2003 na China. E agora, os pesquisadores realizaram testes com ele e descobriram que a partícula inibe o novo coronavírus.

Os testes foram realizados in vitro, ou seja, em culturas de células humanas em laboratório. Então, ainda é preciso saber se o efeito protetor também acontece em sistemas vivos.

“No momento, não há ferramentas aprovadas ou terapêutica licenciada comprovada para combater o coronavírus que causa a covid-19. Se for demonstrado que o anticorpo trabalha contra o novo coronavírus em pessoas, ele pode se tornar parte do armamento de pandemia”, disse o professor David Veesler, um dos autores da pesquisa.

De acordo com o estudo, o anticorpo S309 é particularmente potente em desabilitar a espícula da proteína que promove a entrada de coronavírus nas células.

Esse é mais um passo no combate ao coronavírus. Nesta semana, também foi divulgado o resultado positivo de testes preliminares de uma possível vacina contra o novo coronavírus nos EUA.

A experiência foi feita em oito pacientes, que receberam doses pequenas e médias da vacina e desenvolveram níveis de anticorpos semelhantes ou superiores aos encontrados em pacientes já recuperados da doença. Saiba mais no link abaixo:

catracalivre.com.br