PUBLICIDADE
Início MUNDO Morre o ex-presidente francês Jacques Chirac

Morre o ex-presidente francês Jacques Chirac

Ele tinha 86 anos. A causa da morte ainda não foi divulgada

O ex-presidente da França Jacques Chirac morreu nesta quinta-feira, aos 86 anos, anunciou seu genro, Frédéric Salat-Baroux.

“O Presidente Jacques Chirac morreu esta manhã pacificamente e acompanhado pela sua família”, disse Salat-Baroux, marido de Claude Chirac.

Ele foi presidente da França durante dois mandatos, entre 1995 e 2007, depois de ter assumido funções de primeiro-ministro durante dois períodos (1974-76 e 1986-88). Foi, também, prefeito de Paris, além de deputado.

Foram mais de quatro décadas na política. Em 2002, quando foi reeleito presidente, conseguiu um resultado histórico de 82,21% frente a Jean Marie Le Pen.

Uma das suas maiores reformas políticas foi reduzir o mandato presidencial de sete para cinco anos. Foi pela mão de Chirac que a França aderiu à moeda única europeia, o Euro. Em 2003 esteve contra a invasão do Iraque, liderada pelos Estados Unidos.

Em 15 de dezembro de 2011, o ex-presidente francês foi condenado por peculato e quebra de confiança pelo Tribunal Penal de Paris no caso de empregos fictícios quando era presidente da Câmara da capital francesa.

A causa da morte ainda não foi revelada.

Deixe seu comentário

- Advertisment -

Most Popular

Comissão da Auditoria de Votação Eletrônica inicia atividades

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) instala nesta segunda-feira (21) a Comissão de Auditoria de Votação Eletrônica das Eleições de 2020, prevista na Resolução...

Pesquisadores da UFPB identificam peixe da América Central no Rio Jaguaribe

Pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) identificaram, pela primeira vez, a espécie de peixe chamada Xiphophorus maculatus em nove locais distintos da bacia do Rio...

Ruy anuncia plano para transformar mercados em polos gastronômicos e turísticos

Determinado a promover a retomada do crescimento econômico de João Pessoa, o pré-candidato a prefeito Ruy Carneiro anunciou neste sábado uma série de ações...

Projeto João Pessoa Vida Saudável continua ofertando aulas online para a população

O Projeto João Pessoa Vida Saudável, que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da população, continua oferecendo aulas online para aqueles que...

Comentários

    Deixe seu comentário