10 anos do grupo atitude promovendo leitura e cultura em Caiçara
Imagine um grupo de cidadãos unidos para voluntariamente promoverem a leitura e a cultura em sua cidade. Isso está acontecendo há dez anos em Caiçara-PB. O grupo se chama “ATITUDE” e os resultados não param de aparecer.
A “atitude” partiu do Prof. Jocelino Tomaz que, ciente da importância da leitura e indignado pela sua cidade não ter uma biblioteca pública funcionando, reuniu amigos para organizarem uma biblioteca comunitária em um imóvel adquirido pelo mesmo para realizar esse sonho.
Desde então Caiçara vem sendo beneficiada pela ação do Grupo. Formada a “Casa da Leitura”, vieram os eventos de leitura, cursinho pré-vestibular, “Natal Rural” (Papai Noel visita os sítios levando brinquedos e livros), “Natal Literário” (o bom velhinho distribui leitura na cidade), curso de desenho, programa de rádio, grupo de teatro, pesquisa e divulgação da história e da cultura da cidade, e mais duas bibliotecas comunitárias: a “Lanchoteca Atitude” (em parceria com uma lanchonete local) e a “Novos Horizontes” (em parceria com a Associação Beneficente Severino Felix).
Vieram também o engajamento de muitos mais voluntários, hoje são cinquenta, o aumento do número de leitores, o aumento da prática da leitura nas escolas, as aprovações em vestibulares e concursos, etc.
Nos dois últimos anos o Grupo obteve importantes conquistas. Os projetos “Escolas Leitoras” e “Fome de Leitura” foram premiados pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, Fundação Biblioteca Nacional e Ministério da Cultura, sendo esse último o 1º colocado da Paraíba e 15º do país. Em 2014, entre 998 projetos, o Grupo foi campeão brasileiro do Prêmio VIVALEITURA. O prêmio existe desde 2006 e nenhum projeto da Paraíba havia sido vencedor. A cerimônia de premiação foi no Congresso Nacional, em Brasília.
Aos completar 10 anos, é o Grupo quem presenteia a cidade. Em uma programação que se estenderá do dia 18 (Dia do Livro Infantil) ao dia 24 de abril, dentre outros eventos, serão lançados dois novos projetos: a “Barraca da Leitura” na feira livre e o “Leitura em Cadeia”, que se estenderá também para as cadeias de Belém e Serraria. Terá cantoria e cinema. Haverá também as inaugurações do “Espaço Leitura” na biblioteca “Novos Horizontes” e das novas instalações da “Casa da Leitura”, tudo com visitação das escolas, mutirão de empréstimos e apresentações culturais. Toda a programação contará com o apoio da Sec. Mun. de Educação e parceria com todas as escolas da cidade.
Como diz o Grupo: A distância entre o sonho e a conquista chama-se ATITUDE.
PROGRAMAÇÃO:
*18/04 (SÁBADO) - DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL -NASCIMENTO DE MONTEIRO LOBATO
- 06:00: ESTREIA DA “BARRACA DE LEITURA” NA FEIRA LIVRE
- 11:00: PROGRAMA ATITUDE ESPECIAL NA FM CIDADE MARQUESA
- 15:00: LANÇAMENTO DO PROJETO “LEITURA EM CADEIA” NA CADEIA PÚBLICA DE BELÉM/PB.
- 20:00: O GRUPO CONVIDA TODOS PARA SHOW DE CANTORIA, REPENTES E CANÇÕES COM
ANTONIO COSTA E ZÉ VIOLA, INCLUINDO HOMENAGEM AO GRUPO (LOCAL: FUNDAÇÃO WALDEMIR
MIRANDA)
* 19/04 (DOMINGO)
- 06:00: PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA “TURMA DO BARULHO” DA RÁDIO TALISMÃ (BELÉM-PB)
- 07:30: ENCONTRO DO PROJETO “LEITURA EM CADEIA” NA CADEIA PÚBLICA DE CAIÇARA (CAFÉ DA
MANHÃ – APOIO: MIRANDA +Q PÃO)
- 10:00: PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA “SEM FRONTEIRAS” NA RÁDIO RURAL (GUARABIRA)
- 14:00: LANÇAMENTO DO PROJETO “LEITURA EM CADEIA” NA CADEIA PÚBLICA DE SERRARIA/PB
* 20/04 (SEGUNDA)
- 08:00: INAUGURAÇÃO DO “ESPAÇO LEITURA” NA BIBLIOTECA “NOVOS HORIZONTES”. MUTIRÃO
DE EMPRÉSTIMOS, VISITAÇÃO DE ESCOLAS E APRESENTAÇÕES DURANTE TODO O DIA.
* CONVIDADOS: POETAS POPULARES
* 21/04 (TERÇA)
- 08:00: PARTICIPAÇÃO NO JORNAL DA TALISMÃ
- 19:00: LANÇAMENTO DO DVD “GRUPO ATITUDE & CAIÇARA NA TV” - EXIBIÇÃO DO FILME
“TIRADENTES”, MARCANDO A ABERTURA DA VIDEOLOCADORA “JG VÍDEO COM ATITUDE”
LOCAL: FUNDAÇÃO WALDEMIR MIRANDA
* 22/04 (QUARTA)
- 08:00: COMEMORAÇÃO DOS 10 ANOS NA “LANCHOTECA ATITUDE”: MUTIRÃO DE EMPRÉSTIMOS,
VISITAÇÃO DE ESCOLAS E APRESENTAÇÕES DURANTE TODO O DIA. DESTAQUE PARA TORNEIO DE
CONHECIMENTOS GERAIS.
* CONVIDADA: SOCORRO BARBOSA, ESCRITORA DE LIVROS INFANTIS
* 23/04 (QUINTA) – DIA INTERNACIONAL DO LIVRO
- 08:00: INAUGURAÇÃO DAS NOVAS INSTALAÇÕES DA “CASA DA LEITURA”. MUTIRÃO DE
EMPRÉSTIMOS, VISITAÇÃO DE ESCOLAS E APRESENTAÇÕES DURANTE TODO O DIA
* CONVIDADOS: NEIDE MEDEIROS, ESCRITORA E REPRESENTANTE DA FUNDAÇÃO NACIONAL DO
LIVRO INFANTIL E JUVENIL (DOAÇÃO DE LIVROS INFANTIS E JUVENIS).
* 24/04 (SEXTA)
- 08:00: REABERTURA DA BIBLIOTECA DA ESCOLA “JOÃO ALVES” COM PARCERIA DO GRUPO
ATITUDE.
* DURANTE OS DIAS DE VISITAÇÃO ÀS BIBLIOTECAS TAMBÉM ACONTECERÁ EXPOSIÇÃO SOBRE A
VIDA E A OBRA DO ATOR CAIÇARENSE RAFAEL DE CARVALHO;
* NOS DIAS DE VISITAÇÕES ÀS BIBLIOTECAS QUALQUER UM PODE PARTICIPAR COM UMA
APRESENTAÇÃO TEATRAL, CONTANDO UMA HISTÓRIA OU UMA PIADA, DECLAMANDO POEMAS,
ETC. BASTA AGENDAR ANTES LIGANDO PARA 91756171 OU 93427416;
* TODA A PROGRAMAÇÃO CONTARÁ COM APOIO DA SEC. MUN. DE EDUCAÇÃO E PARCERIA COM
TODAS AS ESCOLAS DE CAIÇARA.