Trata-se de uma pesquisa quantitativa, por amostragem, realizada por meio de entrevistas pessoais Face to Face com a aplicação de questionário estruturado junto a uma amostra representativa da população em estudo.

Plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado; intervalo de confiança e margem de erro:

O plano de amostragem utilizado é de amostragem aleatória simples e por conglomerado, em três etapas. Na primeira etapa as localidades são selecionadas aleatoriamente, onde as entrevistas são realizadas por meio do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), tomando a população como base para tal seleção. Zona Urbana 66,5% e Zona Rural 33,5%, tomando como base à cobertura populacional demográfica do IBGE. Na segunda etapa, realiza-se um sorteio aleatório probabilístico dos setores censitários, onde as entrevistas são realizadas, pelo método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), tomando a população de 16 anos ou mais residentes nos setores com base para tal seleção. Na sequência a escolha dos setores censitários (rua, domicílio/local pré-estabelecido e ponto amostral), os respondentes são selecionados por meio de quotas amostrais proporcionais em função das variáveis significativas, sexo, idade e escolaridade, sendo 48,1% do eleitorado do sexo masculino, e 51,9% do sexo feminino, e sobre as idades, sendo 17,6% dos eleitores até 24 anos, 22,0% de 25 a 34 anos, 20,3% de 35 a 44 anos, 22,3% de 45 a 59 anos, e 17,8% com 60 ou mais anos. Enquanto a variável Grau de Instrução: até o Ensino Fundamental 62,0%, Ensino Médio 30,1% e Ensino Superior 7,9%; Com relação ao Nível Econômico dos entrevistados, são Estimados por dados do IBGE (Critério Brasil), através dos valores do PNADC/2017, indicados a representarem aproximações dos valores que podem ser obtidos em amostras de pesquisas de opinião. O fator previsto para ponderação para o nível econômico é 1 (resultados obtidos em campo), conforme atendimento à regulamentação do TSE. Está prevista eventual ponderação para correção das variáveis sexo, idade e escolaridade, com base nos percentuais anteriormente mencionados, caso ocorram diferenças superiores a 3 pontos percentuais entre o previsto na amostra e a coleta de dados realizada.

A amostra prevista é de 500, o nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada considerando um modelo de amostragem aleatório simples, é de 4,3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. Fonte de dados: Censo 2010 | TSE 2020. ACS PF A1 ? 7A5120101935659E emissor AR I9 Digital Telmo Cristiano Gomes da Silva 02707351431.

Sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo:

As equipes de campo têm em seus quadros supervisores que acompanham e checam a aplicação dos questionários in-loco como também a obediência às cotas pré-definidas; sua função é atestar a fidelidade das respostas obtidas pelos pesquisadores e garantir o rigor metodológico na aplicação dos questionários. Todos os resultados são verificados e checados. Após os testes de consistência, é verificada, no mínimo, 30% dos formulários aplicados.

Dados relativos aos municípios e bairros abrangidos pela pesquisa. Na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada a pesquisa(conforme §7º. do art. 2º. da Resolução-TSE nº. 23.600/2019, A partir do dia em que a pesquisa puder ser divulgada e até o dia seguinte, o registro deverá ser complementado, sob pena de ser a pesquisa considerada não registrada; na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada):

As localidades selecionadas foram Centro, Nova Alagoinha, Morada Nova, Panarâmico, Clócio Beltrão, Mumbuca, Catolé, Jacaré de Baixo, Jacaré, Assentamento Bomfim, Serrinha, Bairro de Fátima, Mata Escura, Genipapo, Assentamento Cajá, Agrovila Ribeiro Novo e Agrovila Ribeiro Grande.

Número de identificação: PB-09218/2020