A falsa sensação de que a pandemia possa estar controlada pode levar muitas pessoas a deixar de lado as medidas de proteção contra a covid-19. O perigo nesses casos é grande e coloca em risco não só a pessoas, mas todos em meio ao seu convívio. Até mesmo quem já teve a doença e se curou pode não está propriamente a salvo. É o que revelou ao ClickPB, o secretário de Saúde, Geraldo Medeiros.

Segundo o gestor, já foi comprovado em alguns casos, a existência de sequelas em pessoas que foram curadas da covid-19. Além da experiência traumática, os efeitos podem se prolongar devido o impacto da doença em cada organismo.

De acordo com ele, mesmo curado alguns pacientes podem apresentar dificuldades com a respiração ou ter consequências mais graves. “As sequelas podem ser de pacientes que permaneceram longo tempo em ventilação mecânica ou ainda que podem apresentar tardiamente fibrose pulmonar com limitação funcional respiratória”, alertou.

Conforme o boletim epidemiológico desta sexta-feira (30), as cidades de João Pessoa, com 145 novos casos, totalizando 32.651 e Patos, com 26 novos casos, totalizando 4.814 são as que permanecem com alto índice de contaminação. Mais outros oito municípios registraram aumento nas últimas 24h.

Geraldo ainda reforça o alerta para quem for viajar. Segundo ele, é importante manter todos os protocolos, de higienização e isolamento social para evitar a propagação da doença.