O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, parabenizou neste domingo o democrata Joe Biden, que segundo projeções de grande parte da imprensa americana venceu as eleições nos EUA derrotando o atual presidente, Donald Trump.

‘É tempo de curar os EUA’, diz Joe Biden em 1º discurso como eleito

“Parabéns Joe Biden e Kamala Harris”, escreveu o chefe de governo israelense no Twitter, fazendo referência também à candidata a vice-presidente.

Netanyahu disse ter um relacionamento pessoal longo com Biden há quase 40 anos e que o vê como um grande amigo de Israel. “Estou ansioso para trabalhar com ele e a vice-presidente eleita para fortalecer ainda mais a parceria especial entre os Estados Unidos e Israel”, afirmou.

Em outro tweet, o premiê agradeceu a Trump pela “amizade que mostrou ao Estado de Israel” e a ele pessoalmente em seu mandato. O republicano, que até agora não reconheceu a derrota, foi o responsável por que os EUA reconhecessem Jerusalém como a capital israelense.

Com a derrota de Trump, Netanyahu perde um grande parceiro, com o qual manteve uma grande harmonia política e ideológica nos últimos quatro anos, e que ousou quebrar o consenso histórico nos EUA para favorecer as posições israelenses.

R7