ECIT Pref. Joaquim Lacerda Leite na da Cidade de São José de Piranhas localizado no auto sertão da Paraíba, na qual dispõem do curso técnico em administração, participou da etapa estadual do festival arte em cena, com tema SIVUC@THON: Arte em cena digital nos acordes do mestre Sivuca, o poeta do som.
Os estudantes PEDRO VITOR ALVES DOS SANTOS, LUCAS OLIVEIRA DIAS, e MARIA CLARA BARBOSA MARTINS ambos do 1° ano do curso Técnico em Administração, bem como a estudante JOANA MARIA ANGÉLICA GOMES 3° ano do ensino médio, tendo como tutor o professor de Física e projeto de vida WEVERTON LEITE DE OLIVEIRA e mentor artístico o ator, diretor e roteirista ROBERTO DI FREITAS. Desenvolveram durante a pandemia do novo corona vírus, um curta metragem em que relata um pouco da biografia de Severino Dias de Oliveira, mais conhecido como Sivuca, um multi-instrumentista, maestro, arranjador, compositor, orquestrador e cantor brasileiro. Suas composições e trabalhos incluem, dentre outros ritmos, choros, frevos, forrós, jazz, baião, música clássica, blues, entre muitos outros.
A produção do curta metragem em forma de documental, foi gravado na cidade de São José de Piranhas-PB, os cenários escolhidos na cidade foram de acordo com a historia do homenageado Severino Dias de Oliveira o Sivuca. Respeitando e seguindo recomendações de prevenção à Covid-19. Os cenários foram diversos, em que incluiu a feira livre e pontos de destaque da cidade e como ponto inicial a própria ECIT e gravações via Google meet.
O curta metragem aproxima a comunidade escolar da vida e obra do Mestre Sivuca, paraibano, nascido em Itabaiana, que se destacou nacionalmente como multi-instrumentista, maestro, arranjador, compositor, orquestrador e cantor, e que no ano de 2020 se celebra 90 anos do seu nascimento, promovendo assim uma valorização e o entusiasmo pelas manifestações artístico-culturais, valorizando a arte como forma de leitura do mundo, crescimento social e estético, destacando o protagonismo juvenil na produção artística e cultural, valorizando desta forma os talentos dos estudantes, possibilitando uma visibilidade a carreira artística/ cultural como um projeto de vida para ser trilhado.
Veja um pequeno trecho dessa produção: