O príncipe Charles, herdeiro da coroa britânica, e sua esposa Camila, duquesa da Cornualha, receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, anunciou a Casa Real do Reino Unido nesta quarta-feira(10).

Mais de 12,6 milhões de pessoas que já receberam a primeira dose das vacinas desenvolvidas pelas farmacêuticas AstraZeneca/Oxford e Pfizer/BioNTech no Reino Unido.

Os dois vacinados têm mais de 70 anos e fazem parte do grupo prioritário: maiores de 70 anos de idade, profissionais de saúde e doentes crônicos. Isso representa cerca de de 15 milhões de pessoas. O plano do governo é vacinar esse contingente antes da próxima segunda-feira.

O Reino Unido é o país mais atingido na Europa pela pandemia, com quase 114 mil mortes. A estratégia atual do país é acelerar a vacinação para que possam sair mais rapidamente de um terceiro lockdown nacional.

A rainha Elizabeth II, de 94 anos, mãe de Charles, e seu marido, o príncipe Philip, de 99 anos, receberam suas primeiras doses no início de janeiro.

O príncipe Charles e seu filho mais velho, William, contraíram uma forma leve de Covid-19 em 2020.

Embora a aceitação da vacinação seja alta no Reino Unido, o governo lançou uma campanha de conscientização com celebridades.