Do total, 8.226.636 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 2.647.112 receberam a segunda e já estão imunizadas

 

 
Até as 16h20 deste domingo (7), pelo menos 10.873.636 doses das vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas no Brasil, consideradas tanto a primeira quanto a segunda dose dos imunizantes já aplicadas. As informações são da CNN Brasil com base nas secretarias estaduais que divulgaram o balanço preliminar da vacinação.
 
Do total de pouco mais de 10 milhões contabilizadas, 8.226.636 se referem à primeira dose da vacina. O número representa uma proporção de 3,88% da população brasileira, estimada em 211,8 milhões de pessoas.
A segunda dose já foi aplicada em 2.647.112 pessoas, ou 1,25% da população – é esta, portanto, a parcela dos brasileiros que já está imunizada contra a doença, uma vez que o efeito da vacinação só é completo com as duas aplicações.
 
Como nem todos os estados e municípios divulgaram as informações sobre a campanha de imunização em sua totalidade, o levantamento é preliminar e o número real pode ser maior.
 
Além disso, no caso do Amapá, o total de indígenas vacinados também não está no número disponibilizado pela secretaria de saúde do estado. Segundo a secretaria, o responsável pela aplicação das vacinas em indígenas é o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do estado, que repassa as informações diretamente para a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), vinculada ao Ministério da Saúde.
 
Os estados do Paraná e Paraíba já começaram a aplicação da segunda dose, mas não discriminam a quantidade de aplicações.