Dia Mundial de Combate à mortalidade Materna

Deputado federal Ruy Carneiro ressalta a importância do hospital maternidade Flávio Ribeiro Coutinho

O deputado Federal Ruy Carneiro visitou o hospital maternidade Flávio Ribeiro Coutinho, na cidade de Santa Rita. A entidade filantrópica é a única maternidade da cidade e atende a 12 municípios da região, sendo fundamental para garantir acesso da população ao atendimento de saúde e às mulheres grávidas, pré-natal e parto mais humanizado. Por mês, cerca de 300 bebês nascem na unidade de saúde.

Durante a visita, Ruy Carneiro recebeu novas demandas de necessidades e problemas enfrentados pelo hospital maternidade, que precisa de reforço nas doações para garantir melhoria no atendimento e manutenção do leitos, pagamento dos profissionais, de energia elétrica e custeio de insumos como oxigênio.

“Já tivemos a oportunidade de encaminhar verbas para a unidade de saúde e vou reforçar a busca de liberação de novos recursos”, garantiu Ruy.

Além de maternidade, o hospital maternidade faz atendimentos clínicos gerais, tem uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI)com oito leitos, e um berçário infantil, que tem equipamentos de semi-uti. Mas ainda está incluído na lista de hospitais de média complexidade, pois não dispõe de serviço de hemodiálise e não tem UTI neonatal.
“Fazemos um grande esforço para pagar os profissionais que atuam no hospital e precisamos de doação contínua para conseguir manter os atendimentos”, explicou a Irmã Maria Suely de Lima, presidente da fundação Governador Flávio Ribeiro Coutinho.
Nesta sexta feira (28), dia do combate à mortalidade Materna, o deputado Ruy Carneiro ressaltou a importância do trabalho realizado pelo hospital para a cidade de Santa Rita e para tantas outras cidades que não têm maternidade.

Mortalidade Materna

Mortalidade Materna é aquela que ocorre durante a gestação, parto ou até 42 dias após o nascimento do bebê e pode ser causada por qualquer situação relacionada com a gravidez ou que tenha sido agravada no período de gestação.

E é por isso que as mulheres grávidas precisam de um bom acompanhamento médico, o pré-natal: onde são avaliados o bem estar dela e do bebê.
” Especialistas lembram que o parto deve ser realizado por uma equipe capacitada e num ambiente seguro, tanto para a mãe quanto para o bebê, de forma que os dois possam ter todo um suporte necessário e isso só é possível em hospital bem preparado e aparelhado” , comentou Ruy Carneiro, que lembrou a importância da maternidade para toda grande João Pessoa.
” Vamos atender esta necessidade, eu vou buscar recursos para melhorar atendimento e a estrutura do hospital e da maternidade”, garantiu o parlamentar.
Quem quiser fazer doações, pode entrar em contato com a direção da entidade pelo telefone (83) 3229- 1039.