O deputado federal Wilson Santiago informou na manhã desta quinta-feira (19) que o tomógrafo instalado no Hospital Regional de Cajazeiras está em pleno funcionamento e destacou os primeiros resultados. Em menos de 30 dias, já foram realizadas 593 tomografias, beneficiando moradores de todo o Alto Sertão paraibano. “Já são quase 600 tomografias realizadas em menos de 30 dias”, comemorou o deputado.

O tomógrafo foi fruto de uma emenda parlamentar do deputado Wilson Filho no valor de R$ 1,2 milhão e liberada pelo deputado federal Wilson Santiago, atendendo uma solicitação do deputado estadual Júnior Araújo. O Governo da Paraíba ficou responsável pela instalação e funcionamento do equipamento.

O tomógrafo está suprindo a demanda de pelo menos 15 municípios e tem ajudado na agilidade dos diagnósticos. “É gratificante receber a notícia que o equipamento está em pleno funcionamento e ajudando a centenas de pessoas na agilidade de diagnóstico e no acesso ao tratamento adequado. Junto com o deputado estadual Júnior Araújo, estamos acompanhando o funcionamento e atentos para qualquer necessidade”, afirmou Wilson Santiago.

Wilson Santiago agradeceu a parceria do governador João Azevêdo que se empenhou para viabilizar a instalação e funcionamento do equipamento. “O funcionamento do tomógrafo já está evitando o deslocamento de muitas pessoas do Alto Sertão para outras regiões do Estado. Isso faz parte de um planejamento do governador em ampliar a oferta da realização de tomografias para todas as regiões”, destacou o deputado.

Ampliação dos exames

O aparelho de tomografia computadorizada permite o diagnóstico seguro e não invasivo em pacientes pediátricos e adultos. O aparelho está atendendo à urgência e emergência, aos pacientes internados oriundos de várias cidades do Alto Sertão paraibano. “Por enquanto, estamos atendendo a demanda dos pacientes internos, mas nos próximos dias daremos início ao atendimento ambulatorial que vai aumentar ainda mais a realização dos exames para toda a população”, afirmou o diretor do Hospital Regional de Cajazeiras, Manoel Telamon. O tomógrafo irá ampliar a capacidade diagnóstica nas áreas de ortopedia, cirurgia geral, neurologia, UTI e pacientes com Covid-19.

 

Da Redação com Assessoria