RIO – Uma tempestade de areia tomou conta de cidades do interior de São Paulo, no fim da tarde deste domingo. Moradores registraram em vídeos cidades como Presidente Prudente, Franca, Jales, Araçatuba, Barretos e Araçatuba tomadas por um vendaval e nuvem de poeira. Também há registro de tempestade de areia no interior de Minas Gerais.

De acordo com a Conexão Geoclima, as tempestades previstas para este fim de semana em São Paulo chegaram a região de Franca e Ribeirão Preto e encontraram o solo seco devido a estiagem desta época do ano. O vendaval de areia ocorreu por causa do encontro de ventos fortes e uma área seca.

De acordo com a Metsul Meteorologia, são registradas, em média, rajadas de 50 km/h a 60 km/h no interior de São Paulo. Mas neste fim de semana a velocidade dos ventos foi muito superior. O Aeroporto de Ribeirão Preto chegou a ter rajadas de 92,7 km/h antes da chuva.

Segundo a Metsul, imagens de satélite mostram a formação de áreas de instabilidade associadas ao calor no interior paulista. O aumento da umidade na região provocou a geração de nuvens do tipo Cumulonimbus, capazes de gerar granizo e vento forte.