Em 2019, o Porto do Recife ocupava a 19ª posição. Já em 2020, o terminal chegou ao top três e se manteve na posição em 2021

O Porto do Recife recebeu o terceiro lugar no prêmio  da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) 2021 na categoria de “Maior evolução anual do Índice de Desempenho Ambiental – IDA 2020”.

O terminal concorreu com os portos de Natal (RN), Angra dos Reis (RJ), Terminal Marítimo Ponta Ubu (ES), Atem PVH (RO) e TMB – Terminal Marítimo de Belmonte ((BA).

Os ancoradouros são avaliados anualmente em cerca de 38 indicadores para o Índice de Desempenho Ambiental (IDA).

Em 2019, o Porto do Recife ocupava a 19ª posição. Já em 2020, o terminal chegou ao top três e se manteve na posição em 2021. Vale ressaltar, porém, que o ano de premiação se refere ao ano de atuação imediatamente anterior. A premiação aconteceu nessa quinta-feira (14) em Brasília.

Para o presidente do Porto do Recife, José Lindoso, esse é um prêmio muito gratificante para o terminal marítimo. “Além de reconhecer nossos esforços, também traz uma maior visibilidade para o ancoradouro. Chegar ao top três de desempenho ambiental mostra nossa preocupação com os impactos ambientais das operações portuárias e abre portas para novos negócios que tenham essa mesma preocupação”, afirmou.

De acordo com o Porto do Recife, no final de 2020 a agenda ambiental institucional foi lançada como um passo positivo para a área ambiental do ancoradouro. O objetivo do documento é reunir ações voltadas para o meio ambiente dentro do ancoradouro, como educação ambiental, coleta seletiva, consumo consciente, entre outros.

Instalada dentro do Porto em dezembro de 2020, a estação meteorológica foi um ganho também para a cidade. Com informações atualizadas sobre o tempo, é possível, com a estação, realizar o acompanhamento das variáveis climáticas locais e fornecer dados mais exatos para a navegação.

O porto possui também parcerias com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para o desenvolvimento de pesquisa no Ciências do Mar. Ações mais frequentes sobre educação ambiental dentro do Porto e capacitação constante do núcleo ambiental também contaram para o melhor posicionamento do ancoradouro recifense.

Para 2021, o objetivo do Porto do Recife é estreitar os laços com a comunidade que mora nos entornos do ancoradouro e realizar ações de educação ambiental dentro do Pilar.