O Corpo de Bombeiros registrou duas mortes por afogamento neste domingo (31), na Paraíba. Um aconteceu na Praia do Seixas e outro na Barragem de Marés, no bairro Jardim Veneza, ambos em João Pessoa.

O ClickPB entrou em contato com a corporação que deu orientação aos banhistas de como evitar afogamento.

De acordo com o sargento Israel, os banhistas que consumirem bebida alcoólica devem evitar entrar no mar, açude ou barragens.

“Beber e entrar no mar é que nem beber e dirigir, não combina. O banhista que beber não deve entrar no mar, ele pode ter um apagão e se afogar”, disse o sargento.

Outra orientação é de que sempre que estiver em uma praia procure ficar próximo ao posto de guarda vidas, além de perguntar sobre a região, de como é o mar naquele local.

O sargento também orientou as pessoas que não conhecem a praia. Não deve entrar no mar sem conhecer a correnteza do local.

“Foi o caso do afogamento na Praia do Seixas, a vítima era de Campina Grande, e provavelmente não conhecia o comportamento da maré daquele local”, afirmou.

E por fim, o sargento lembra que o banhista deve evitar mergulhar de cabeça, seja em uma praia, açude ou barragens.

“O banhista mergulha de cabeça, não sabe que ali tem pedras, bate a cabeça em uma, desmaia e ali já acontece o afogamento”, finalizou.