O Ministério da Saúde sofreu um ataque hacker na madrugada desta sexta-feira 10 e está fora do ar. Além da página institucional da pasta, os sistemas ConecteSUS, DataSUS e Painel Coronavírus estão indisponíveis. Não é possível, portanto, acessar dados como o certificado de vacinação.
De acordo com o Lapsus$, que assumiu o ataque, um grande volume de dados (50Tb) foi ‘copiado e excluído’. Na mensagem, que era possível ser lida até algumas horas atrás nas páginas, o grupo pedia que o governo entrasse em contato via um canal do Telegram ou um e-mail deixado no corpo do texto. Nesses casos, é comum que hackers peçam dinheiro em troca da devolução dos dados.
A mensagem do grupo não está mais no ar, mas os sistemas seguem indisponíveis. Até o momento da publicação desta matéria, o Ministério da Saúde não se pronunciou sobre o tema.
Carta Capital