O presidente Jair Bolsonaro postou, na manhã desta quinta-feira (3), um encontro que teve com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em que os dois discutiram a situação da pandemia da covid-19 no Brasil. De acordo com o presidente, o ministro estuda rebaixar o status da situação no país para endemia.

A definição de endemia é relacionado a uma doença de causa e atuação local, que se manifesta com frequência em determinada região, mas tem um número de casos esperado – um padrão relativamente estável que prevalece. Por outro lado, uma pandemia é a disseminação mundial de uma doença (epidemia), que pode surgir quando um agente infeccioso se espalha ao redor do mundo e a maior parte das pessoas não são imunes a ele.

Com a mudança de status, que pode ser determinada através de ato do Ministério da Saúde, a covid-19 deixará de ser considerada como uma emergência de saúde e boa parte das restrições atualmente impostas, como passaporte vacinal, proibição de aglomerações e uso de máscaras, poderão deixar de ser aplicadas.

Desde o início de fevereiro, França, Reino Unido, Espanha e Dinamarca decretaram o “fim da pandemia”, mudando o status da covid-19 para uma endemia. A definição ocorreu após o pico de casos provocado pela variante ômicron, que ocorreu antes do que no Brasil. Com o transcorrer dos dias, a situação melhorou no país e, assim, a possibilidade de classificação como endemia ganhou mais força.