O boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Distrito Federal da última sexta-feira (4) registrou um aumento no número de infectados por Covid-19 em relação ao dos outros dias da semana. A capital teve 1.434 novos casos e acumula 685.097 infectados desde o início da pandemia. Na terça (3), foram 673 casos.

É importante destacar que esse aumento ocorre no sexto dia a contar do úlitmo sábado (26), fim de semana que emendou com o carnaval, que teve início na segunda (28). O governo do DF já temia um aumento no núemro de casos, e o governador chegou a proibir por decreto, festas e blocos na capital.

Inclusive, durante o feriado, a força-tarefa para coibir festas clandestinas fechou 17 estabelecimentos, interditou outros seis e multou 14. Foram, ao todo, 115 visitas. Além do número de infectados registrado nesta sexta, o boletim da Secretaria contabilizou 14 mortes. Dessas 13 pacientes tinham comorbidade.

Ao todo, o DF 11.461 mortos, sendo 990 de pacientes de outros estados. Apesar do aumento, a taxa de transmissão da doença, que indica a tendência de avanço ou retração da pandemia, está em baixa. Segundo dados da Saúde, a taxa registrada nesta sexta (4) foi de 0,64, o que siginifica que cada 100 infectados passam a doença, em média, para 64 pessoas.

R7