Ucrânia havia classificado como “imoral” proposta de uma saída para o território russo ou da Belarus

Ainda sem acordo para o fim da guerra, a Rússia dá início ao cessar-fogo em cinco cidades da Ucrânia para a retirada de civis nesta terça-feira (8). Os corredores humanitários foram abertos em Kiev, Irpin, Kharkiv, Sumy e Mariupol.

Os comboios montados para a retirada dos civis, segundo as agências internacionais, são compostos por ônibus e veículos particulares, mas o destino final não foi informado.

Nesta segunda-feira (7), com o anúncio da criança de corredores humanitários. Um assessor da presidência ucraniana classificou como “imoral” a proposta de uma saída para o território russo ou da Belarus, aliado do Kremlin.

Até agora, mais de 2 milhões de pessoas deixaram a Ucrânia como refugiados, e o número pode chegar a 4 milhões, de acordo com estimativa da ONU.

Nesta segunda-feira (7), em Irpin, milhares de ucranianos ficaram presos em meio aos ataques russos enquanto tentavam deixar a área de conflito.

Uma nova rodada de negociações está marcada para quinta-feira (10) com a presença dos ministros da Relações Exteriores dos dois países.

REFUGIADOS

Em 13 dias de guerra, chega a 2 milhões o número de refugiados na invasão da Ucrânia.

Para o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, a população na Ucrânia vive um “cenário apocalíptico”.

Atualmente, o principal destino dos refugiados tem sido a Polônia.

 

Band News