A janela partidária para a troca de partidos foi agitada aqui na Paraíba. Uma das maiores brigas nessas eleições, vão ser pelas 12 vagas disponíveis para a Câmara Federal.

Nessa matéria iremos elencar às principais mudanças e como isso afetará as alianças e os apoios para o pleito de Outubro.

Damião Feliciano 101 1024x681 1 - Dança das Cadeiras: Com o fim da janela partidária, confira os nomes que mudaram de partido e irão disputar uma vaga na Câmara

Damião Feliciano

Deputado Federal desde 1999 e uma das maiores lideranças políticas do estado, Damião Feliciano saiu do PDT, partido no qual estava filiado desde 2007. Após ser cortejado por vários partidos, o Deputado deixou para o último dia de trocas, a definição da sua nova legenda.

Ele tentará mais uma vitória, no União Brasil, partido fundado neste ano, resultado da fusão entre o DEM e o PSL, e que tem em Efraim Filho, a sua principal liderança no estado.

Romero 1 - Dança das Cadeiras: Com o fim da janela partidária, confira os nomes que mudaram de partido e irão disputar uma vaga na Câmara

Romero Rodrigues

O ex-prefeito de Campina Grande Romero Rodrigues, foi envolto em uma grande polêmica na última semana. Se sentindo traído, ao ser destituído sem aviso, da presidência do PSD na Paraíba pela direção nacional.

Romero deixou o partido e se filiou ao PSC, e nessas eleições irá pela primeira vez disputar uma vaga na Câmara Federal.

ruycarneiro - Dança das Cadeiras: Com o fim da janela partidária, confira os nomes que mudaram de partido e irão disputar uma vaga na Câmara

Ruy Carneiro

Nome histórico do PSDB no estado, Ruy Carneiro saiu do partido no qual estava filiado desde 2001, e também se filiou ao PSC, mas no caso da saída do Deputado, não houve rusgas, a decisão tem como objetivo fortalecer a base partidária que dá apoio à candidatura de Pedro Cunha Lima a Governador.

wilson santiago - Dança das Cadeiras: Com o fim da janela partidária, confira os nomes que mudaram de partido e irão disputar uma vaga na Câmara

Wilson Santiago

Tentando se eleger pela quarta vez, Wilson Santiago, saiu do PTB após perder a chefia do partido no estado, para Nilvan Ferreira. O Deputado decidiu se filiar ao Republicanos, e é um dos favoritos para às Eleições de Outubro.

Estela Bezerra - Dança das Cadeiras: Com o fim da janela partidária, confira os nomes que mudaram de partido e irão disputar uma vaga na Câmara

Estela Bezerra

Deputada Estadual por dois mandatos pelo PSB, Estela Bezerra decidiu sair do partido em apoio ao ex-Governador Ricardo Coutinho. A deputada se filiou ao PT, junto de Cida Ramos, Márcia Lucena e Jeová Campos.

Estela decidiu não tentar a reeleição para a Assembleia e é um dos principais nomes do PT, na disputa por uma vaga na Câmara.

raniery paulino walla santos 7 - Dança das Cadeiras: Com o fim da janela partidária, confira os nomes que mudaram de partido e irão disputar uma vaga na Câmara

Raniery Paulino

Um outro nome muito identificado com um partido que mudou de ares em 2022, foi Raniery Paulino, filho de Roberto Paulino uma das maiores figuras do MDB no estado, Raniery decidiu sair do partido, após não concordar com a aliança entre Veneziano e o PT.

Deputado Estadual por quatro mandatos, Raniery tenta uma vaga na câmara nos Republicanos, partido que tenta eleger um número expressivo de Deputados em 2022.

cabo gilberto   foto walla santos - Dança das Cadeiras: Com o fim da janela partidária, confira os nomes que mudaram de partido e irão disputar uma vaga na Câmara

Cabo Gilberto Silva

Um dos principais defensores do Presidente Bolsonaro na Paraíba, o Deputado Estadual Cabo Gilberto, tenta alçar voos mais altos e se eleger Deputado Federal, ao sair do PSL e ir para o PL, atual legenda de Bolsonaro.

O Deputado espera angariar muitos votos da direita que se identifica com Bolsonaro e Nilvan Ferreira.

218741 - Dança das Cadeiras: Com o fim da janela partidária, confira os nomes que mudaram de partido e irão disputar uma vaga na Câmara

Patrick Dorneles  

Nas eleições de 2018 na época filiado ao PSDB, Patrick Dorneles obteve 13.809 votos, ficando como quinto suplente de deputado federal. Em 2020 Patrick foi para o PSD, acompanhando o ex-Prefeito Romero Rodrigues, e em 2022 após uma licença de Pedro Cunha Lima, Patrick se tornou o primeiro Deputado Federal com deficiência na história da Paraíba.

Após as polêmicas com Romero e o PSD, Dorneles seguiu o seu aliado e se filiou ao PSC.

rafafa - Dança das Cadeiras: Com o fim da janela partidária, confira os nomes que mudaram de partido e irão disputar uma vaga na Câmara

Rafafá

Outro Suplente de Federal, que nas eleições de 2018 era do PSDB, é Rafafá. O campinense tinha tudo acertado para se filiar ao PSD, mas a saída de Romero Rodrigues, a qual ele chamou de traição, o fez mudar de ideia e tentar uma vaga na Câmara, pelo União Brasil.

WhatsApp Image 2022 02 24 at 16.33.06 - Dança das Cadeiras: Com o fim da janela partidária, confira os nomes que mudaram de partido e irão disputar uma vaga na Câmara

Tatiana Medeiros

Candidata a Prefeitura de Campina Grande em 2012, quando perdeu a disputa no segundo turno, contra Romero Rodrigues, Tatiana Medeiros vai tentar mais uma vez, uma vaga na Câmara Federal.

Tatiana que era uma militante histórica do MDB de Campina Grande, com mais de 15 anos de atuação no partido, vai tentar se eleger no Republicanos.

inaldoleitao 1 - Dança das Cadeiras: Com o fim da janela partidária, confira os nomes que mudaram de partido e irão disputar uma vaga na Câmara

Inaldo Leitão 

Deputado Federal por dois mandatos no começo dos anos 2000, Inaldo Leitão tentou uma vaga na Câmara em 2018 pelo PSD.

Inaldo anunciou no começo desse ano que estava mirando se filiar ao MDB, com apoio a pré-candidatura ao governo de Veneziano, mas depois desistiu, e aceitou o convite do PP para concorrer a uma vaga na Câmara Federal.

192661750 3991675484231506 5362802449155339784 n - Dança das Cadeiras: Com o fim da janela partidária, confira os nomes que mudaram de partido e irão disputar uma vaga na Câmara

Rafaela Camaraense

Tendo sido eleita vereadora em Cuité por dois mandatos. Em 2018 Rafaela candidatou-se a deputada estadual, onde obteve mais de 16 mil votos. Em agosto de 2020, foi convidada pelo governador João Azevedo para assumir a Secretaria Executiva da Juventude da Paraíba.

Com apenas 29 anos é um dos nomes fortes do PSB, onde se filiou com apoio do Governador, após ter disputado às ultimas eleições pelo PPS.

marmuthe - Dança das Cadeiras: Com o fim da janela partidária, confira os nomes que mudaram de partido e irão disputar uma vaga na Câmara

Marmuthe Cavalcanti

Vereador da capital por três mandatos, Marmuthe Cavalcanti já tentou uma vaga na Assembleia Legislativa em 2018, na época filiado ao PSD.

Atendendo um convite de Hugo Motta, Marmuthe deixou o União Brasil e se juntou ao Republicanos, onde vai ser um dos postulantes a Câmara em 2022, querendo representar João Pessoa em Brasília.

Sem titulo 16 - Dança das Cadeiras: Com o fim da janela partidária, confira os nomes que mudaram de partido e irão disputar uma vaga na Câmara

Gobira

Sensação nas Eleições de 2014, ao obter mais de 48 mil votos no PSOL, o cajazeirense Gobira tenta pela terceira vez, uma vaga na Câmara. Em 2018 Gobira, conseguiu mais de 18 mil votos, filiado a Rede Sustentabilidade.

Após uma breve passagem pelo Cidadania, o candidato se filiou ao MDB de Veneziano e pretende se eleger Deputado, para representar Cajazeiras e região no Congresso Nacional

 

Fonte: Polêmica Paraíba