Na tarde da última segunda-feira a advogada Michelle Ramalho registrou a chapa Avante Paraíba, para concorrer a mais um pleito para a Federação Paraibana de Futebol (FPF). Com apoio de 50 entidades, entre clubes profissionais, amadores e ligas de futebol, ela será aclamada para seu segundo mandato à frente da FPF, na eleição do dia 23, pois não terá chapa de oposição.

A chapa é composta pelos vice-presidentes Marcelo Vaz, Matheus Morais e Nosman Filho, que é o único a seguir no cargo para o quadriênio 2022-2026. Marcílio Braz e Talita Gomes são vice-presidentes nesta primeira gestão da advogada.

Michelle consegue pacificar o futebol paraibano, com o apoio de quase 90% do colégio eleitoral – isso inclui, por exemplo, todos os clubes da primeira divisão. Para se ter uma ideia, nas duas últimas eleições a FPF-PB teve disputas acirradas: em 2014, Amadeu Rodrigues, apoiado naquele momento pela ex-presidente Rosilene Gomes, que passou 25 anos no poder, venceu o irmão do ex-governador Ricardo Coutinho, Coriolano Coutinho com 37 votos a favor contra 29; e em 2018, Michelle Ramalho venceu Eduardo Araújo por 26 a 24.

“Fico muito feliz com esse reconhecimento, mostra que o nosso futebol mudou…E mudou para melhor.! Acabou aqueles velhos conchavos, nossos filiados hoje só pensam em uma coisa, no bem futebol paraibano”, disse Michelle Ramalho.

 

Chapa Avante Paraíba: Nosman Filho, Matheus Morais, Michelle Ramalho e Marcelo Vaz — Foto: Divulgação / Chapa Avante Paraíba

De acordo com o edital da comissão eleitoral, 56 entidades estão aptas para participar do processo: 25 clubes profissionais, 21 clubes amadores e mais 9 ligas amadoras. Apenas seis clubes não subscreveram a chapa de Michelle Ramalho: Paraíba de Itaporanga, Spartax e Perilima (entre os profissionais), e mais Tiradentes, Meninos de Cristo e Força Comunitária (entre os amadores).

Além destes, o Miramar de Cabedelo não estava apto a votar quando foi lançado o edital, mas também se manifestou oficialmente a favor da candidatura de Michelle Ramalho.

 

Segundo o estatuto da entidade, nenhuma chapa pode concorrer a eleição se não tiver 16 (dezesseis) entidades do Colégio Eleitoral apoiando, sendo 8 (oito) profissionais e 8 (oito) amadores.

Veja também  Hulk se divide entre reconciliação com Gabigol, prêmios e polêmicas com o Goiás em meio a protagonismo no Atlético-MG

 

Antecipação pedida pelos clubes

A eleição vai acontecer no dia 23 de maio, depois de um manifesto de cerca de três quartos do colégio eleitoral solicitando a antecipação do pleito – que poderia acontecer até o mês de setembro. Sem a possibilidade do lançamento de outra chapa – que não teria o número mínimo de clubes para subscrevê-la -, o processo deverá ser conduzido por aclamação. Michelle Ramalho continuará sendo a única mulher a comandar uma federação no país.

“Meu objetivo nesses próximos anos é profissionalizar a gestão do futebol na Paraíba para termos times em todas as séries do campeonato brasileiro, não apenas na série C e D. Queremos ascender à Série B e, porque não, ter um clube na elite do nosso futebol, como já aconteceu com nossos vizinhos de Alagoas e Ceará”, emendou a presidente.

 

Michelle Ramalho ao lado de dirigentes que subscreveram a chapa de reeleição — Foto: Divulgação / Chapa Avante Paraíba

Clubes que subscreveram a chapa Avante Paraíba

Eis os 50 clubes e ligas que subscreveram a chapa para mais um mandato de Michelle Ramalho à frente da Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB)

1. Auto Esporte Clube
2. Botafogo Futebol Clube
3. Centro Sportivo Paraibano (CSP)
4. São Paulo Crystal Futebol Clube
5. Confiança Esporte Clube (Sapé)
6. Associação Desportiva Guarabira
7. Internacional Esporte Clube da Paraíba
8. Santos Futebol Clube
9. Atlético Cajazeirense de Desportos
10. Sousa Esporte Clube
11. Nacional Atlético Clube (Patos)
12. Esporte Clube de Patos
13. Sabugy Futebol Clube
14. Nacional Futebol Clube (Pombal)
15. Femar Futebol Clube
16. Campinense Clube
17. Treze Futebol Clube
18. Sport Club Campina (Lagoa Seca)
19. Sociedade Esportiva Queimadense
20. Grêmio Recreativo Serrano
21. Associação Desportiva Picuiense
22. Associação Esportiva VF4
23. Mixto Esporte Clube
24. Associação Desportiva Marretinha
25. Padre Zé Esporte Clube
26. União Esporte Clube Paraibano
27. Clube Recreativo Flamengo
28. Fluminense Futebol Clube
29. Ibis Futebol Clube
30. Diamante Esporte Clube
31. Associação Atlética Portuguesa
32. Ponte Preta Futebol Clube Recreativo
33. Centro Esportivo Avaí
34. Associação Atlética Boa Vista
35. Guará Esporte Clube
36. Clube Atlético Pessoensense de Futebol
37. Escorpios Futebol Clube
38. Kashima Clube Recreativo
39. Treze de Maio Esporte Clube
40. Vera Cruz Social Futebol
41. Palmares Esporte Clube
42. Liga Desportiva de Bayeux
43. Liga Desportiva de Santa Rita
44. Liga Desportiva Guarabirense
45. Liga Patoense de Futebol
46. Liga Desportiva de Itaporanga
47. Liga Cajazeirense de Desportos
48. Liga Sousense de Futebol
49. Liga Desportiva Poçomourense
50. Liga Sãojoãonense de Desportos

 

 

JORNAL DA PARAÍBA