O Governo Federal liberou R$ 1 bilhão para socorro a Grande Recife, região afetada por fortes chuvas desde a última quarta-feira (25). Segundo o Governo de Pernambuco, 84 pessoas morreram em decorrência das chuvas e outras estão desaparecidas.

Os recursos são destinados para ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais eventualmente interrompidos por conta de desastres.

No caso do Ministério do Desenvolvimento Regional, a liberação de recursos federais ocorre em três etapas: no primeiro momento, são liberados recursos para as ações de assistência humanitária, dando prioridade à compra de kits de higiene e limpeza, colchões, cestas básicas e alimentação para as equipes de resgate. Na segunda etapa, é elaborado um plano de trabalho para o restabelecimento de serviços essenciais, com limpeza urbana, religação de energia e abastecimento de água.

A terceira etapa é quando o município solicita, até 90 dias depois do término das ocorrências, recursos para  reconstrução de áreas e moradias comprovadamente destruídas pelo desastre.

MaisPB