O Ministério da Justiça e da Segurança Pública autorizou a atuação da Força Nacional de Segurança Pública no Amazonas por 90 dias. A decisão –assinada pelo secretário executivo do ministério, Antônio Ramirez Lorenzo –foi publicada nesta 6ª feira (10.jun.2022) no Diário Oficial da União. Eis a íntegra da portaria (55 KB).

O documento não informa se os agentes destacados para o Amazonas vão auxiliar nas buscas do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira, desaparecidos desde domingo (5.jun) na região do Vale do Javari.

Segundo o documento, a Força Nacional prestará auxílio à Operação Arpão I, “em ações de combate ao crime organizado, ao narcotráfico e aos crimes ambientais, na calha do Rio Negro e Solimões”. Também atuará “em atividades e serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”.

O ministério ainda prorrogou por mais 90 dias o uso da Força Nacional em Boa Vista e Pacaraima, em Roraima. Eis a íntegra (56 KB) da portaria publicada no Diário Oficial da União desta 6ª feira (10.jun), assinada pelo ministro Anderson Torres (Justiça e Segurança Pública).

Assim como no Amazonas, a atuação visa auxiliar “nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”.

 

Poder 360