A ByteDance, dona do TikTok, vai lançar uma nova rede social voltada ao compartilhamento de hobbies e estilo de vida. Pelo “Kesong”, que quer dizer croissant em chinês, usuários poderão publicar fotos e textos, além de montar uma loja virtual, de forma semelhante ao Instagram.

As informações constam em um novo registro feito pela gigante chinesa de tecnologia no banco de dados de negócios Qichacha, segundo o South China Morning Post.

Assim como acontece no Instagram e no chinês Xiaohongshu (app semelhante ao Instagram muito popular na China), o Kesong quer se tornar uma plataforma social de comércio eletrônico, segundo uma fonte do site de notícias de tecnologia 36kr.

Nos registros, o Kesong convida as pessoas a aderirem à rede social “neste verão quente”, o que pode indicar que o serviço será lançado em breve. Na China, assim como em todo o hemisfério norte, o verão vai até 23 de setembro.

Até a publicação deste post, a ByteDance não havia comentado.

HISTÓRICO

Não à toa a ByteDance ficou conhecida como a “fábrica de aplicativos” da China. A empresa desenvolve e lança novos apps em poucos meses. Hoje, um dos seus principais objetivos é bater a Tencent Holdings, dona do multifuncional WeChat.

Essa também não é a 1ª tentativa da ByteDance de concorrer com o Instagram e, principalmente, com o Xiaohongshu, que é gigante entre a geração Z na China, com mais de 200 milhões de usuários ativos mensais.

Em 2018, a dona do TikTok lançou o Xincao e, 1 ano depois, o Xintu. Ambos não decolaram e foram retirados do mercado.

Já em 2020, o Lemon8 emplacou. A plataforma segue em crescimento no Japão e em países do sudeste asiático. Na 2ª feira (18.jul.2022), foi o 2º aplicativo do tipo mais baixado na App Store no Japão e o 1º na Tailândia, de acordo com o provedor de análise de aplicativos Data.ai.

Também no setor de redes sociais, no mês passado, a companhia comprou a PoliQ, startup de realidade virtual dona da Vyou. A rede social permite aos usuários criar os seus próprios avatares.

Meses antes, em janeiro deste ano, a ByteDance lançou o aplicativo Paiduidao, no qual os usuários podem interagir com seus avatares em uma comunidade virtual, semelhante ao metaverso, da Meta.

Poder 360