Energisa PB (Paraíba) foi a vencedora da categoria Nacional das concessionárias com mais de 500 mil consumidores da 24ª edição do Prêmio Abradee. Na categoria Nacional para distribuidoras de até 500 mil consumidores, a vencedora foi a Energisa MG (Minas Gerais). Organizado pela Abradee (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica), o prêmio reconhece as melhores empresas de distribuição do país por seu desempenho e melhores práticas ao longo do último ano. O anúncio das vencedoras ocorreu na 5ª feira (28.jul.22), em Brasília.

Presente na cerimônia, o ministro de Minas e EnergiaAdolfo Sachsida, destacou a importância da luta por tarifas justas. Entre as medidas recentes para alcançar preços mais baixos, pontuou a Lei Complementar 194/2022 como de grande relevância. “Muita gente tem falado do novo Projeto de Lei do ICMS, mostrando isso como redução de preço. Estão olhando só a ponta do iceberg. Esse projeto é uma das maiores contribuições estruturais do Congresso Nacional à sociedade brasileira”, disse.

Sachsida ainda adiantou que pretende intensificar o diálogo com as distribuidoras de energia para resolver problemas como o roubo de cabos –o qual prevê por meio de instrumento de lei– e outras demandas.

O presidente da Abradee, Marcos Aurélio Madureira, comentou a busca da Abradee por uma modernização do setor elétrico sustentável e equilibrada. “O futuro para o qual temos trabalhado, de forma intensa, permitirá uma modernização eficiente, justa e equilibrada para todo o setor, como temos defendido em todos os fóruns de discussão.”

Madureira ainda recordou os últimos desafios vividos pelo setor elétrico e a intensa participação das distribuidoras nos processos decisórios e nas medidas para manter o fornecimento de energia.

Além dos representantes das principais empresas de distribuição de energia elétrica do país, a cerimônia de premiação contou com a participação das seguintes autoridades: diretora-geral substituta da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Camila Bomfim; dos presidentes do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), Luiz Carlos Ciocchi; da CCEE (Câmara do Comercialização de Energia Elétrica), Rui Altieri; da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), Thiago Barral; e do especialista em Energia da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Roberto Wagner Pereira.

Homenagem à ex-secretária do Ministério de Minas e Energia

A homenageada da noite, Marisete Pereira, falou ao público sobre os 18 anos em que atuou no Ministério de Minas e Energia e frisou a boa relação mantida com a Abradee e o segmento de distribuição. A ex-secretária-executiva do Ministério lembrou das conquistas ocorridas durante sua atuação, e que seguem com Sachsida à frente da pasta.

“Nesta semana, abriu nova consulta pública com os estudos da CCEE e da Aneel sobre a abertura do mercado, em minuta de portaria para abertura de mais um degrau do mercado livre. Com toda a previsibilidade, participação e transparência demandada pela sociedade, e com a velocidade que julgamos adequada para o mercado como um todo”, disse Marisete.

Investimento em inovação ganha destaque

A 24ª edição do Prêmio Abradee contou com menção honrosa à distribuidora de energia que mais investiu em inovação no ano de 2021. A Enel São Paulo foi a empresa que se destacou nessa área, que nas próximas edições será uma das categorias oficiais.

O Prêmio Abradee, que já ultrapassa 2 décadas desde sua 1ª edição, é realizado em parceria com o Instituto Ethos, o Instituto Innovare de Pesquisa, a FNQ (Fundação Nacional da Qualidade) e a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), parceiros independentes e de alta reputação junto ao mercado, conferindo ao prêmio a credibilidade de suas marcas e a confiabilidade de suas avaliações.

Tem como objetivo fomentar e incentivar as melhores práticas entre as empresas de distribuição de energia, na busca permanente pela melhoria da qualidade na prestação do serviço público de energia elétrica à sociedade brasileira.

O Prêmio Abradee é elaborado por meio de apuração de dados ao longo do último ano, com a colaboração das concessionárias associadas. As dimensões de avaliação são: satisfação do cliente; responsabilidade socioambiental; gestão operacional; qualidade da gestão e gestão econômico-financeira.

Assista ao vídeo da premiação (2h48min2s).

Leia a lista completa dos vencedores da 24ª edição do Prêmio Abradee:

Concessionárias com até 500 mil consumidores

  • Responsabilidade socioambiental: Energisa Minas Gerais.
  • Avaliação pelo cliente: Sulgipe.
  • Gestão operacional: DME Distribuidora.
  • Nacional: Energisa Minas Gerais.

Concessionárias com mais de 500 mil consumidores

  • Responsabilidade socioambiental: CPFL Piratininga.
  • Qualidade da gestão: Copel Distribuição.
  • Avaliação pelo cliente: Energisa Paraíba.
  • Gestão operacional: Neoenergia Cosern.
  • Gestão econômico-financeira: Energisa Mato Grosso do Sul.
  • Evolução do desempenho: Energisa Tocantins.
  • Nordeste: Energisa Paraíba.
  • Norte/Centro-Oeste: Energisa Tocantins.
  • Sul: Copel Distribuição.
  • Sudeste: CPFL Piratininga
  • Nacional: Energisa Paraíba.

Este conteúdo foi produzido e pago pela Abradee

PODER 360