A TV Band Manaíra realiza ao meio dia de hoje o primeiro debate com os candidatos ao Senado Federal representando a Paraíba com transmissã simultânea pela Rádio BandNews FM (103,3 MHZ) e pelo perfil da TV Manaíra no YouTube. Todos foram convidados. Estão confirmados Alexandre Soares, do PSOL; Bruno Roberto, do PL; Polyana Dutra, do PSB; Pastor Sérgio Queiroz, do PRTB; Efraim Filho, do União Brasil; Ricardo Coutinho, do PT; e André Ribeiro, do PDT. O candidato do PCO Manoel Messias recebeu o convite, mas explicou que não poderia participar. Ele trabalha na iniciativa privada e não conseguiu ser liberado pelo chefe no horário do programa.

Além de ser o primeiro debate com os concorrentes ao Senado destas eleições, o programa da TV Band Manaíra será uma oportunidade única para conferir todos eles juntos. Isso porque Ricardo Coutinho do PT avisou que só vai participar de três debates: o de hoje na TV Manaíra e outro em Campina Grande e um terceiro no sertão. Também merece registro o fato de que as emissoras não são obrigadas a convidar todos os candidatos. A lei prevê a obrigatoriedade de incluir apenas aqueles de partidos com representação no Congresso Federal. O Sistema Opinião, contudo, decidiu convidar todos para oferecer ao eleitorado um panorama completo das opções à disposição dos paraibanos.

O formato do debate de logo mais será muito parecido com o que realizado na noite de domingo, 7 de agosto, com os candidatos ao Governo. Cada postulante terá que responder perguntas baseadas no papel dos senadores, suas propostas e a opinião sobre temas polêmicos que são discutidos na Câmara Alta. Eles também terão espaço para fazer questionamentos entre si em dois blocos, com temas livres.

O direito de resposta será concedido apenas se houver ofensa pessoal. Se houver e for procedente, o candidato terá 45 segundos para responder a ofensa.

Mais uma vez, o debate da TV Band Manaíra terá mediação da jornalista Cláudia Carvalho, editora do site ParlamentoPB, que irá retransmitir o confronto de ideias, assim como diversos veículos de comunicação em todo o Estado.