As primeiras horas da manhã desta terça-feira (16) foram marcadas pela 16ª doação de múltiplos órgãos no Hospital de Trauma de João Pessoa. O procedimento de retirada foi realizado no Centro Cirúrgico da unidade hospitalar, após o consentimento da família do paciente, um homem de 48 anos, vítima de um acidente vascular cerebral hemorrágico.

A morte encefálica foi confirmada por meio de exames que seguiram rigorosamente todos os critérios descritos em protocolo determinado pelo Conselho Federal de Medicina. Segundo informações da Central Estadual de Transplantes, foram doados fígado, rins e córneas, sendo o fígado destinado a um homem de 49 anos do Distrito Federal, o rim esquerdo para um homem de 48 anos do Rio Grande do Sul, e o rim direito para uma mulher de 47 anos, também gaúcha. As córneas foram encaminhadas para o Banco de Olhos.

“Esse trabalho que é feito por nossa equipe e todos os profissionais envolvidos no processo é essencial para salvar vidas, pois para muitos pacientes a única saída para sobreviver é o transplante”, enfatiza a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas da Central de Transplantes, Rafaela Dias.

Dados – A Paraíba tem hoje 469 pessoas em fila aguardando transplantes, e 198 procedimentos já foram realizados em 2022.

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde no último mês de junho, o Brasil possui atualmente 56.847 pacientes aguardando transplantes, sendo 32.481 pela doação de um rim.

MaisPB